Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



segunda-feira, 9 de junho de 2008

Tantra, na prática




Falou em Tantra pensou em sexo. É impressionante como a falta de informação ou o excesso de informações errôneas geram pensamentos alucinados.

O Tantra é uma filosofia comportamental muita antiga, com características matriarcais, sensoriais e desrepressoras. Muito mais do que a arte das carícias prolongadas, do orgasmo retido, do olho no olho, das palavras quentes, doces e estimulantes na hora certa, da imaginação solta e potencializante. É também a exaltação do prazer e a valorização da figura feminina com suas características. O tratado sobre etiqueta sexual não é o que importa agora. Trata-se, na verdade, de quem serão as pessoas que pescarão nesse emaranhado seus mais preciosos ensinamentos.

Temos uma filosofia riquíssima que influencia a Arte, a História, a Arquitetura, a Música, entre outros, de um povo. Portanto, o mais nobre é que nos utilizemos desse conteúdo para o aperfeiçoamento pessoal.

Você pode se perguntar: mas afinal, o que significa isso!

Significa que o Tantra vai muito além do que você imagina. Esta tradição cultural influencia a forma como você pensa, come, ouve, se relaciona com o mundo e com as pessoas; como você olha, observa, contempla, analisa as coisas que estão ao seu redor. A arte de conhecer-se a partir do outro. Percebendo-se mais amplamente conforme o que você representa para os outros, e o que os outros (inclua aqui: amigos, parentes, conhecidos, chefes, subordinados, sócios, amantes, colegas, parceiros, gato, cachorro, papagaio) representam em você. Deixe que esses espelhos reflitam as verdades e as vontades. Explore as sensações, as percepções e carregue-se dessa experiência para se tornar melhor, mais produtivo, no que você quiser!

O Tantra se revela para pessoas de apurado bom gosto, senso de humor, elegância, educação, talento, sensibilidade, cultura, enfim, todas essas preciosidades que são bastante saudáveis de serem cultivadas.

Você pode ter acesso a essa filosofia comportamental através da prática do Yôga Antigo, o SwáSthya Yôga. O SwáSthya, que é uma filosofia prática, se utiliza do Tantra como filosofia comportamental e do Sámkhya como filosofia teórica.

Para os teóricos e estudiosos é bastante simples: as três primeiras partes da prática de SwáSthya Yôga (que é constituída por oito: ashtánga sádhana) são tipicamente tântricas, isso situa o Tantra no contexto. os que praticam o Yôga Antigo podem explorar o bem-estar, o conforto, a satisfação de dedicar intermináveis instantes para si, desfrutando de amplas percepções através de ásanas (técnicas corporais), pránáyámas (respiratórios), meditações e todo o arsenal de técnicas que possui esta filosofia prática.

Toda a exaltação do prazer e do bem-estar que caracteriza o Tantra se agrega ao Yôga Antigo, catapultando o praticante a uma evolução bastante agradável, metabolizável. Tornando-o mais lúcido, aberto a descobrir-se, aprimorar-se. Levando tudo aquilo que é vivenciado na sala de práticas para o seu dia-a-dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário