Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



sábado, 21 de junho de 2008

O presente tem a duração do Instante que passa



O ser humano é um dos únicos animais que pode se dar o luxo de ficar distraído. Quase todo o tempo nossa atenção está fora do agora.

Claro que o passado e o futuro são muito importantes, mas é impressionante o quanto nos desligamos do momento em que vivemos. Fazemos isso até para não ficarmos pirados pois nosso cérebro recebe tanta informação que não faríamos nada mais além de perceber quantas cores temos à nossa frente.

Mas e se apenas ficarmos mais atentos para o que acontece ao nosso redor?

O suficiente para vivenciarmos plenamente nosso cotidiano e não perder a capacidade de admiração ante as belezas simples. O suficiente para darmos a devida atenção às pessoas queridas e descobrirmos que o simples fato de estar vivo é extremamente prazeroso.

É no presente que a vida acontece, e é nele que podemos usar a bagagem adquirida no passado para interagir com o mundo e criar o futuro.

É somente no agora que podemos atuar e transformar tudo ao nosso redor. Quando encaramos o universo desta forma, podemos notar que tudo a nossa volta está disponível, como um lego gigante esperando nossa atuação para poder ser. Hoje estamos simplesmente lidando com o que geramos ontem e nos dias anteriores. Isso é óbvio, mas não nos parece tão claro a ponto de entendermos que cada atitude, sorriso ( ou falta de), ação e posicionamento está construindo o que estará à nossa espera amanhã ou daqui a alguns minutos.

Sinta o poder que percorre sua cabeça e suas mãos ao vivenciar essa informação, que você até sabia. Olhe ao seu redor, enquanto assimila a idéia de que tudo está aguardando sua decisão.

Não gostaria de dizer que o mundo se curva à sua vontade, mas o mundo se curva à sua vontade de acordo com a amplitude de sua consciência.

Saiba que quando sua namorada, seu chefe, seu vizinho e o entregador de pizza falam com você, eles estão reagindo à maneira como você lidou com eles. Desde o primeiro encontro a verticalidade de suas costas, a expressão em seu rosto, a intensidade do aperto de mãos e o tom de voz, entre outros fatores, estão indicando às pessoas como elas lhe tratarão, mesmo que elas nem saibam disso.

Quase todo o tempo as pessoas estão respondendo ao que acontece, são raros os que agem.

Abrindo-nos para o agora, interagimos melhor com as pessoas, percebemos as intenções e vontades além das palavras. Notamos microexpressões, movimentos de corpo e sutis diferenças nas entonações das frases que muitas vezes mostram que o interlocutor deseja transmitir algo que tem pouco a ver com as palavras ditas.

Nossos sentidos são nossos canais de conexão com o planeta e quanto mais atenção dermos a eles mais em contato estaremos com o que acontece ao nosso redor. Funciona como se pudéssemos ver o futuro sendo criado e escolher onde vamos atuar, o que vamos separar para nós, o que evitaremos.

É simples assim, e tão surpreendente que é difícil acreditar e sinto que não atuamos dessa maneira constantemente pois, nosso cérebro não assimila o quanto é natural e fácil manipular o mundo. Escolhi essa palavra (manipular) porque a acho pesada e quero deixar claro o quanto o mundo é nosso e espera nossas vontades e, principalmente, nossa atuação para se manifestar.

Quando terminar de ler este texto lembre-se que você não terá uma segunda chance de viver os momentos que passam. E por isso dará uma importância enorme a eles e os curtirá e os usará para transformar sua vida e pelo mesmo motivo, não dará tanta importância a esses momentos, pois eles logo acabam e levam seus inconvenientes.

Aprenda a vivenciá-los de uma forma prazerosa, plena, descontraída, intensa, desapegada e feliz.Comece prestando atenção ao momento e aproveite-o. Não deixe que as lembranças do passado e o anseio pelo futuro atrapalhem o instante.

Perceba o poder que tem em mãos e desfrute dele.

E delicie-se com o mundo... Agora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário