Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



segunda-feira, 2 de junho de 2008

Codificação



Texto originalmente publicado no blog instrutordeyoga.com.br

O termo codificação pode assumir alguns sentidos diferentes. Hoje, devido à grande popularidade da informática, muita gente pensa em uma técnica de processamento de dados ao se deparar com esta palavra. Mas, no SwáSthya, a utilizamos com outra conotação, mais próxima da interpretação dada pelo Direito.

Neste caso, codificar significa construir um sistema coerente, completo e unitário dotado de princípios sólidos e válidos para todas as situações nas quais o tema em questão possa se aplicar.

Codificar implica em não se criar nada novo, mas apenas organizar o que estava disperso. Por outro lado, ao resgatar conceitos e práticas antigos, introduzindo-os em outro contexto cultural (outra época, outro lugar, outra estrutura social), uma codificação lhes dá nova vida.

DeRose fez isso com o Yôga Pré-Clássico.

Outro exemplo de codificação é o trabalho desenvolvido por Allan Kardec com a doutrina espírita. Entretanto, como o Yôga não é uma religião, evitamos comparações com o espiritismo, a fim de não confundir o público leigo.



Um comentário:

  1. Ei, obrigado pelo link! E só para complementar: você sabia que, na origem, o espiritismo não tinha nenhuma pretensão religiosa? No entanto, aqui no Brasil acabou ganhando essas cores...

    Abraços!

    ResponderExcluir