Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



terça-feira, 17 de junho de 2008

“A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”




Li estes dias um poema de Drummond que finaliza: “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. A essência das palavras do poeta e a profundidade de seus versos conduziram-me a uma pluralidade de pensamentos e reflexões.

O sofrimento advém do medo e este procede na ignorância. É a ausência de conhecimento que nos desencoraja a arriscar e apostar no novo. A ignorância é o efeito da ilusão em detrimento da ação.

O fato é que sonhamos muito e agimos pouco. O que causa a dor é a percepção de que perdemos vida quando o sonho se desfaz. É tomarmos consciência de que poderíamos ter de fato efetivado o que queríamos e que por falta de atitude e coragem não fizemos.

Todo indivíduo pode optar entre sofrer ou não com o que lhe causou dor. As condições que determinam o potencial desta escolha competem ao autêntico desejo de mudança interna. As pessoas inteligentes desfrutam do aprendizado adquirido em cada experiência vivida, tenha sido ela positiva ou não. O sofrimento é causado pela não aceitação do erro da ilusão. É quando o ego se sobrepõe à intuição.

Mais inteligentes ainda são aqueles que fazem da vida um sonho e do sonho a vida. São aqueles que imaginam seu universo perfeito e existem na imperfeição das tentativas e na incerteza da ousadia. A ilusão é uma dissimulação da mente, já o sonho é uma composição, um processo artístico, potencialmente real. Seres que derrotam suas aversões consideram naturais os entraves circunstanciais.

Se “o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos e na prudência egoísta que nada arrisca”, é preferível escolher entregar-se à aspiração de viver na conferência de atitudes convictas e fazer da realidade a Escola das Fantasias.

Renata Drummond



3 comentários:

  1. Belo, intenso, forte e revelador. Só poderia ser de uma Drummond. Obrigada querida!

    Milena

    ResponderExcluir
  2. Adorei Renatinha!
    Não sabia desse dom de escritora!
    Beijos querida.
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais, Re. Nunca tinha lido nada seu. Poesia e prática juntas, construindo e revolucionando. Amei.

    ResponderExcluir