Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quinta-feira, 5 de junho de 2008

Um voto de admiração e o prazer de praticar




Nossa cultura atual mais uma vez quase nos fez distorcer um conhecimento nobre.

pouco tempo[1], fruto da sociedade capitalista, o indivíduo se transformou em alvo de consumo. Culturas, costumes, religiões etc. se transformaram e deram origem a serviços e produtos.

Empresários, comerciantes entre outros, muitas vezes são rendidos e impulsionados a falar mentiras para simplesmente sobreviver no mercado.

Aqui curvo-me aqueles que conseguiram transpor estes obstáculos e ainda fizeram deles impulso para serem alavancados a um outro patamar dentro desta selva de informações.

Existe um grande degrau que afasta os que apenas querem vender dos que possuem uma mensagem e ética para não usurpar algo nobre, independentemente da área de atuação.

Cito o exemplo de DeRose, pois o acompanho em seu trabalho, sendo Instrutor de SwáSthya e diretamente supervisionado pelo mesmo. Ele obrou para que o Yôga mantivesse sua originalidade. Batalhou para que não fossemos vendidos a uma nova ótica que, por fim, faria muitos ensinamentos permanecerem adormecidos.

Pouco consegue-se medir o quanto foi árduo este processo, que hoje está mais do que consolidado. Nosso Método está arraigado em vários países.

O mesmo não aconteceu com muitos tipos de Yôga.

Hoje, DeRose e profissionais da nossa estirpe, sustentam a seriedade e levam como lema a seguinte frase: não vendemos benefícios. Poucos teriam coragem de erguer esta bandeira.

Aqui ressalto a importância de que a prática do Yôga não deve ser focada em conseqüências e efeitos.

Deve ser impelida por amor e vontade de desfrutar tudo aquilo que está envolvido.

Claro que vamos encontrar uma série de melhorias em nossas vidas em distintas áreas. Entretanto ao encontrar a nossa família é preciso identificar-se, senão o verdadeiro conhecimento será automaticamente bloqueado em um processo inconsciente por falta de afinidade.

Acabará por ficar contente com os efeitos esplendorosos e duradouros de um Yôga legítimo, mas não verá atrás desse véu a grande revolução interna proporcionada pela alquimia de técnicas, convivência, humildade, disciplina, comportamento entre outras coisas.

Portanto, pratiquemos por prazer, pelo desafio e amor ao que escolhemos. Seja Yôga, ou qualquer filosofia. Até mesmo dança, artes marciais etc. Façamos por que gostamos.

Cada qual atingirá o nível que lhe convier, respeitando seus limites individuais.

Assim seremos mais bem sucedidos em tudo e, com certeza, pessoas mais felizes, porque não teremos a obrigação cultural de querer sugar efeitos. Mas o dever natural de estar de bem com a vida, pois é biológico e inerente a um ser saudável.

Ricardo Melo

www.yogaconsultor.blogspot.com


[1] Levando em consideração a história da humanidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário