Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



terça-feira, 10 de junho de 2008

Comentários sobre os kirtans do SwáSthya




Tenho muito orgulho em poder dizer que o Método que pratico e ensino é a sistematização do Yôga Antigo, o qual, por sua vez, segue a corrente comportamental matriarcal, sensorial e desrepressora Dakshinacharatántrika e o sistema teórico naturalista Niríshwarasámkhya. Pois bem, a maioria dos kirtans do SwáSthya, intuídos por DeRose em um de seus muitos momento de inspiração, tem nítida tendência dessa linhagem Tantra-Sámkhya, evidenciando tais raízes filosóficas ancestrais. Vejamos esse aspecto sobre dois importantes kirtan do SwáSthya.

O kirtan Jaya Rámakrishnaya faz alusão a um conceituado Mestre de Yôga de linha Dakshinacharatántrika-Vêdánta, nascido no dia 18 de fevereiro de 1836 e falecido em 1886, considerado a encarnação de Krishna e de Ráma. Apesar de analfabeto, teve muita relevância no ensinamento do Yôga e do Hinduísmo em todo o mundo (Léxico de Yôga Antigo, Lucila Silva, Ed. Uni-Yôga, 2007). Conta-se que, quando os discípulos do iluminado Rámakrishna pediam-lhe para explicar o que era o samádhi, o Mestre simplesmente entrava em samádhi. Comparava a mente humana com um inquieto macaco, que tivesse tomado álcool, tivesse sido picado por um escorpião e, ainda por cima, se lhe tivesse ateado fogo ao pelo!

O mantra ÔM namah kundaliní representa uma saudação à energia ígnea cujo despertamento é imprescindível para o atingimento da meta do Yôga. Os Yôgas tântricos utilizam ativamente essa energia e buscam despertá-la sem medo, culpa ou repressão, e a raiz Sámkhya faz compreender ser esta uma etapa natural do processo evolutivo na senda.

Já o kirtan ÔM Shiva, ÔM Shaktí é uma clara homenagem aos dois primeiros tattwas (princípios) do Tantra, cujo estudo mais profundo pode ser obtido no livro Yôga Sámkhya e Tantra (Sérgio Santos, Ed. Uni-Yôga). Além disso, sua vocalização se dá de forma repetida, normalmente alternando-se quem vocaliza: ÔM Shiva vocalizado pelas mulheres e ÔM Shaktí pelos homens. Assim, pela sua repetição, seus efeitos são potencializados, produzindo ainda nyása com as propriedades inerentes a esses princípios tântricos fundamentais.

Já os kirtans Bhávajánandaji, Jaya jaya guru Dê jaya e Pátañjali ÔM namah guruji representam uma homenagem a três Mestres de grande importância no SwáSthya:

Pátañjali, cuja sistematização do Yôga Clássico permitiu que o Yôga fosse reconhecido como um Dárshana do Hinduísmo, fazendo com que essa filosofia não desaparecesse por completo, e chegasse até nossos dias, ainda que deturpada pela ação da linha do tempo;

DeRose, o sistematizador do Yôga Antigo, que resgatou no século XX essa estrutura desaparecida há milhares de anos, em um verdadeiro trabalho de arqueologia filosófica e cultural. Por seu trabalho incansável em prol do Yôga, é considerado o mais importante Mestre dessa filosofia na atualidade, com uma vasta obra publicada e milhares de discípulos atuantes em todo o mundo; e

Bhávajánanda, considerado o patrono da linhagem nobre do Yôga Tantra-Sámkhya. Através de samyama em seu nome e forma (nama-rupa), DeRose estruturou a sistematização do Yôga Antigo. Como ele mesmo relata: “Quem é Bhávajánanda? É meu Mestre, quer tenha vivido, quer não, pois foi através dele, ou seja, da motivação do seu retrato, que consegui me concentrar o bastante para ir ao fundo do inconsciente, resgatar conhecimentos ancestrais que são patrimônio da humanidade.” (Quando é preciso ser forte, DeRose, Ed. Nobel)

Por fim, o mantra ÔM namah prêma dêva guruji nos alude à importância da figura do Mestre no ensinamento do Yôga e na influência comportamental sobre a vida do discípulo, reforçando a tradição do parampará, tão valorizada no Yôga Antigo, no qual a transmissão do conhecimento se dava exclusivamente de forma oral, no período proto-histórico, em que ainda não havia a escrita.

Rodrigo De Bona

Diretor da Uni-Yôga Kobrasol

Vice-Presidente da Federação de Yôga de Santa Catarina

Autor do livro A Parábola do Croissant (Ed. Uni-Yôga)



Um comentário:

  1. rede grana extra 6 reais só
    "Rede grana extra PESSOAL FUNCIONA MESMO, ANALISE E ENTRE NESSA REDE DE GRANA EXTRA ________________________________________ PAGUE TODAS AS SUAS DÍVIDAS COM APENAS R$ 6,00 – Meu Nome é Márcia S. R. Jansen TO RINDO ATOA. GENTE FUNCIONA DE VERDADE. EU FIZ UMA VEZ. JÁ TOU FAZENDO DE NOVO VAMOS NOS AJUDAR. FUNCIONA!!! ESSE PROGRAMA CHAMA-SE "AJUDA MÚTUA" E JÁ FOI COMPROVADO PELA REVISTA EXAME. COMO GANHAR DINHEIRO RÁPIDO NA INTERNET VOCÊ JÁ IMAGINOU GANHAR R$ 25.000,00 EM MENOS DE 4 SEMANAS? ACHA IMPOSSÍVEL? ENTÃO LEIA ESTE ARTIGO E COMEMORE! É aconselhável que você salve este arquivo em seu Computador e leia-o em um editor de texto (Ex: Wordpad, bloco de notas ou Word). Para isso aperte Ctrl+A para selecionar todo o texto, aperte Ctrl+C para copiar e depois cole-o em seu editor (Ctrl+V). INTRODUÇÃO: Pode parecer somente mais uma daquelas notícias que você vê por aí, MAS POR FAVOR LEIA este texto para entender, é muito fácil, simples e funciona!! O texto não é muito pequeno, porque explica DETALHADAMENTE como agir. Transforme R$ 6,00 em mais de R$ 2.000,00. Fazendo tudo conforme está escrito aqui, você vai ganhar dinheiro rapidinho. Eu achei essa mensagem em um fórum VIP e decidi participar. Pouco tempo atrás, eu estava olhando mensagens nos fóruns e Newsgroups, que nem você está fazendo agora, e encontrei um artigo semelhante a este que dizia que eu poderia fazer milhares de reais dentro de semanas com só investimento inicial de R$6,00! Assim eu pensei, 'Que bobagem', mas como a maioria de nós, eu sou Curiosa, e assim eu continuei lendo. O texto dizia para eu enviar R$1,00 a cada um dos 6 nomes com endereços declarados no artigo. Depois de feito isso, colocar meu próprio Nome na posição #6 da lista e mandar o artigo para pelo menos 200 fóruns, newsgroups ou bate-papos que existem aos milhares na Internet, e só fazendo isso ganharia muito dinheiro. Assim depois de refletir sobre isto, e falando primeiro com alguns amigos, eu resolvi tentar. Eu cheguei à conclusão" o que tenho a perder fora 6 selos e R$ 6,00? Eu sempre gasto o dobro disso quando vou ao cinema. É um negócio que dá pra arriscar. Daí porque eu mandei OS DESPREZÍVEIS R$6,00. Bem, ADIVINHE? Dentro de 15 dias, fiquei surpresa quando comecei a receber dinheiro pelo correio! Já de início recebi R$ 12,00, pensei, já recuperei o dinheiro investido e daí? Mas porque os outros ganharam R$12 Reais na primeira semana e foram a mais R$ 2.700,00 eu pensei 'vou esperar para ver, e percebi que o dinheiro continuou chegando, chegando. Eu até me acostumei com a rotina de abrir cartas de pessoas de todo o país. No final de 2 meses, quanto eu havia ganho? R$1000, R$ 2000? Que nada! Eu ganhei um total de R$9.580 reais e pude comprar várias coisas para mim, como um aparelho de DVD, um computador e uma moto, entre outras coisas. Daí porque eu acredito que seja mesmo possível atingir o valor de R$25.000 reais. Só depende de você! Você deve seguir as instruções e mandar este artigo para todos os lugares que você puder e imaginar! O quanto você mandar vai determinar a quantidade de dinheiro que irá chegar em sua caixa de correspondência, porque é simplesmente muito fácil de se realizar! Vamos revisar agora o porque dos motivos que você tem para fazer isso: porque o custo é de somente 6 selos e 6 notinhas de um real que você manda para os nomes da lista pelo correio. Então simplesmente mande este Arquivo (COM O SEU NOME ADICIONADO A ELE) para tudo quanto é rede de mensagens e BBS que conheça e possa. Depois se sente, ironicamente de um passeio até a sua caixa de correspondência e pegue a sua recompensa! Eu cuidadosamente escrevi da forma mais detalhada possível, as instruções de como encaminhar a grana para você. ENTÃO, VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA GANHAR DINHEIRO? Todos nós temos R$ 6,00 para colocar em tal investimento com RETORNO REALÍSTICO DE $15.000 a $ 25.000 entre 3 a 5 semanas! Então deixe a loteria um pouco de lado, coma em casa ao invés de gastar os R$ 6 reais (no Brasil) comendo. Vá e Utilize esta fortuna neste espantoso sistema de fazer dinheiro, porque só tem como GANHAR! Você então pergunta: 'Como fazer isso exatamente de forma legal e correta?' E eu respondo: * A LISTA DE NOMES ESTA NO FINAL DESTE ARTIGO * . Leia tudo isso cuidadosamente. Imprima estas informações se quiser, porque você poderá facilmente utilizá-las como referência quando precisar. INSTRUÇÕES: 1° PASSO: Pegue um pedaço de papel e escreva nele o seguinte: 'Por favor, me coloque na sua lista'. Isto cria o serviço a partir do sistema de ganhar dinheiro e o torna totalmente LEGAL, ISTO É UM SERVIÇO 100% LEGAL, de acordo com a legislação dos correios que diz que todo dinheiro recebido deve ser trocado por um serviço ou produto. Este é o serviço: que seu nome seja incluído na lista de correspondência da pessoa a quem você está enviando 1real, entendeu? Se você não gosta da idéia de mandar R$1,00 para alguém, tenha em mente que você esta pagando esta quantia justamente por esse serviço legal. Tenha certeza que você incluiu o seu nome e endereço. Eu asseguro a você, novamente, que isso é completamente legal!. 2° PASSO: Agora dobre este pedaço de papel em volta da nota que você vai mandar (nada de cheques ou vales), os coloque em um envelope e mande para as seis pessoas da lista. Dobrar o papel em volta da nota utilizando-se de outro papel escuro assegura que o dinheiro vai chegar, e isso é IMPORTANTE, não é verdade? 3° PASSO: Agora leia cuidadosamente, porque ESTA É A PARTE QUE FALA COMO O DINHEIRO VAI CHEGAR ATÉ VOCÊ. Elimine o primeiro nome da lista e em seguida reordene a lista de 1 a 5, ou seja (2 torna-se 1, 3 torna-se 2 e assim sucessivamente). Agora coloque o seu nome e endereço como o sexto da lista. 4° PASSO: Agora faça o Upload (Mande) do arquivo para quantas Áreas de Redes de Mensagens e áreas de arquivos (fóruns ou newsgroups) forem possíveis. Coloque como descrição algo como: 'Precisa de grana urgente? Aqui esta a solução!' ou 'Precisa de dinheiro para pagar o que deve??', etc. E quanto mais Uploads você fizer, mais grana você vai ganhar, e é claro, mais grana os outros da lista vão ganhar também. O SEGREDO DESTE SISTEMA È A HONESTIDADE E INTEGRIDADE DOS PARTICIPANTES. POR FAVOR CONTINUE FAZENDO COM QUE SEJA UM SUCESSO SEGUINDO CUIDADOSAMENTE AS INSTRUÇÕES!!! Você vai se maravilhar com os benefícios, pode acreditar!! Determine um número concreto de Uploads que vai fazer, um mínimo de 200 Uploads. E tenha sempre em mente que quanto mais Uploads você fizer, mais grana você fará. 5° PASSO: Este é o passo que eu mais gosto. APENAS SENTE-SE E APROVEITE A VIDA PORQUE A GRANA ESTÁ A CAMINHO!! Tenha em mente que geralmente apenas uns trocados aparecem em 2 semanas, mas na 3 e 4 semanas, uma tempestade de GRANA VAI DESTRUÍR A SUA CAIXA DE CORREIO de tão cheia!!!! E tudo o que você precisará fazer é pegar a grana e tentar não gritar muito alto, quando perceber que FINALMENTE CONSEGUIU ALCANÇAR SEUS SONHOS, e ficou cheio da grana!---COMO POSTAR NOS NEWSGROUPS--- Etapa 1: copie e salve este artigo em seu editor de texto.(selecione o texto, clique em Editar e Copiar, abra seu editor de texto e clique em Editar e Colar, depois clique em Arquivo e Salvar como.txt). Etapa 2: Faça as devidas alterações neste artigo, incluindo seu nome na sexta posição da lista. Etapa 3: Salve novamente o arquivo. Clique em Editar e Selecionar tudo. Clique novamente em Editar e Copiar. Etapa 4: Abra seu navegador, Netscape, Internet Explorer ou algum outro qualquer e procure vários newsgroups (fóruns on-line, cadernos de mensagens, locais de conversa, discussões) e poste uma mensagem nova em cada MURAL ou ÁREA, ou algo similar. Etapa 5: Para postar nesses newsgroups. No campo destinado para digitar o texto ou mensagem a ser enviada para o newsgroups, clique com o botão direito do mouse. Em seguida clique em colar. Como Assunto ou título, digite um nome que chame atenção, como o meu, ou invente algo parecido. Clique em enviar e pronto, você acabou de enviar sua primeira mensagem! Parabéns... Etapa 6) Selecione outro newsgroups e repita o passo 5. Faça isso para no mínimo 200 newsgroups. Pronto você logo começará a receber dinheiro pelo correio. Dica: Procure sites famosos CADÊ, TERRA, BRTURBO, PROGRAMAÇÃO, UOL, etc, que tenham fóruns, e poste lá também pois são os mais visitados e lembre-se as suas postagens em fóruns são mais vistas no mesmo dia por milhares de pessoas o que quer dizer que você pode postar várias vezes em um mesmo fórum em dias diferentes,legal né? Isso é a informática a nosso serviço. Pronto! Você logo começará a receber dinheiro dentro de dias! Você pode querer alugar uma Caixa Postal devido à grande quantia de correio que você eventualmente receberá. Se você desejar ficar anônimo, pode inventar um nome, contanto que o endereço esteja correto para você receber o dinheiro. CONFIRA SEU ENDEREÇO! AGORA VOU EXPLICAR COMO VC VAI GANHAR TANTO DINHEIRO, E VC VAI ENTENDER; ___VAMOS CALCULAR: Vamos dizer que das 200 mensagens que eu enviei eu receba só 5 respostas (um exemplo muito ruim e baixo, quase impossível). Então receberei R$5,00 com meu nome na 6ª posição da lista. Agora, cada uma das 5 pessoas honestas que há pouco me enviaram R$1.00 enviam mais 200 mensagens para outros lugares diferentes, cada uma com o meu nome agora na 5ª posição da lista, 5 pessoas multiplicado por 5 é igual a 25 pessoas vezes R$ 1,00 que é igual a R$25.00 de ganho. Agora, cada uma dessas 25 pessoas envia mais 200 mensagens para outros lugares diferentes, com meu nome na posição 4ª posição da lista. E, vamos supor, que novamente somente 5 indivíduos respondam para cada um dos 25 remetentes, o que totalizará 125 pessoas e eu receberei então mais R$125.00! Agora, essas 125 pessoas postam mais 200 mensagens para outros lugares diferentes, com meu nome na 3ª posição da lista. E, vamos supor, que novamente somente 5 indivíduos respondam, totalizando 625 pessoas e eu ganharei mais R$625.00! OK? Agora aqui é a parte divertida, cada dessas 625 pessoas postam mais 200 mensagens para outros lugares diferentes, com meu nome na posição 2ª posição da lista. E, cada um obtém somente 5 retornos. Teremos um total de 3.125 retornos de R$ 1,00. Isso me rende mais R$ 3,125.00!!! Finalmente, essas 3.125 pessoas também postem mais 200 mensagens para outros lugares diferentes, com meu nome na 1ª posição da lista. E, se ainda apenas 5 pessoas retornem teremos um total de 15.625 pessoas, que me dará um ganho de R$15,625,00, com um investimento original de só R$6,00! Incrível! Quando seu nome sai da lista você só precisa enviar mais R$6.00 e colocar seu nome na posição 6 de uma nova mensagem e postar mais 200 mensagens novamente. Daí porque você deve lembrar que milhares de pessoas estão entrando na Internet no Brasil e no mundo inteiro e estão lendo estes artigos todos os dias, assim como você agora!! Você deveria pegar R$6,00 e tentar ver se funciona? ACREDITO que sim, pois tenho BOA FÉ e se você também tiver fará como eu estou fazendo. Se umas pessoas disseram, 'E se isso não der o retorno esperado? ' O que são seis reais hoje quando há muito mais chance de realmente funcionar? Quais as chances disso acontecer quando milhões de pessoas honestas como você e eu estão se juntando a esse grupo? Estima-se que entre 20.000 e 50.000 novas pessoas se juntem à Internet todos os dias e vão para os chats e newsgroups!. Lembre-se, seja HONESTO e isto realmente funcionará. Ainda continuo fazendo esse trabalho que é legal, simples e rentável, não tem burocracia nenhuma, só é necessário ter um computador com internet disponível e a boa vontade de ficar navegando espalhando mensagens por milhares de fóruns.DICA ÚTIL - Caso você tenha uma crise de poucos fóruns experimente entrar no www.google.com.br e digitar algo como fórum, fóruns, Nova Mensagem, assunto, postar, etc. Clique em pesquisar para cada palavra que testar e você ficará surpreso, pois cerca de 20 a 30 mil sites aparecerão com fóruns para você escolher, entre em cada um deles com o botão direito do mouse+abrir em uma nova janela. Alguns requerem cadastro, faça-o pois a maioria deles são grátis, guarde o login e senha para novas postagens. Agora PAGUE AQUELAS CONTAS ATRASADAS E SUAS DIVÍDAS, compre algo que você sempre sonhou, ou algo para aquela pessoa especial. APROVEITE A VIDA! Sempre que você acabar de gastar a grana que conseguiu, simplesmente reative o sistema. Para isso, tenha sempre duas cópias de segurança deste arquivo com você. Uma em disquete, outra no seu HD. O mais incrível é que você pode usar este sistema quantas vezes você necessitar!!! ------ DEPOIMENTOS ------ Ganhar R$ 12.513,00 me faz refletir nesta questão: 'Por que, sendo Internauta de carteirinha há 3 anos, fui descobrir esta oportunidade só há poucas semanas? Estou pronto para mandar mais 300 E-mails... João Carlos Neto - São Paulo – SP. Recebi por E-mail esta chance e arrisquei. É impressionante o número de cartas que chegava a cada dia em minha caixa de correio: Até agora ganhei um total de R$ 6.321,00 e estou pronta para mais uma rodada!! Luiza Campos - Criciúma - Santa Catarina. No começo debochei de um amigo meu que entrou neste negócio e em menos de 2 meses ele me devolveu o deboche mostrando aquela pilha de cartas em sua casa e o prêmio que ganhou com aquela oportunidade (quase R$8.000,00). Fiquei de queixo caído e como não sou bobo, entrei de corpo e alma neste negócio. Até o momento que escrevi este depoimento já ganhei R$ 3.900 reais. Demais!! Diogo Matias - São Paulo - SP. Sabe de uma coisa? Foi os R$6,00 mais bem investidos na minha vida. Emanuel 'Jaguar' Menezes - Salvador – Bahia. ...R$17.103,00. Este foi o resultado de R$6,00 e quase 3 meses de espera. Comprei um carro, um computador Pentium II todo 'turbinado' e aluguei uma casa na praia onde fiz uma festa inesquecível pra minha galera. Juliano Hilário Zimmermann - Foz do Iguaçu - Paraná. Fiquei tonta com aquela montanha de cartas que estavam estacionadas no meu quarto desde 4 semanas atrás. E o que é melhor: as cartas não estão parando de chegar. Vamos lá pessoal, façam como eu, e lembrem- se: R$ 6,00 não são nada comparado ao que você irá ganhar dentro de 4 semanas!!! Sandra S. Farias - Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Aos incrédulos um aviso: já comprei um carro novo, um aparelho de som, uma moto e uma televisão 29' com todos os R$23.466,00 que ganhei com esta oportunidade. Ricardo Felipe Duarte - Angra dos Reis - Rio de Janeiro .. 'Ora, é só uma brincadeira: eu dou uma nota de 1 real para 6 pessoas e mando uns 100 E-mails só para ver no que vai dar' pensei comigo quando resolvi entrar. Foi a brincadeira mais lucrativa que eu participei (tomei um banho de Shopping com o dinheiro que ganhei). Ana Paula Resende - Volta Redonda - Rio de Janeiro. LISTA DOS NOMES - 1. PATRICK SILVEIRA TEIXEIRA, Rua Monalisa, 124, Bairro São Pedro, CEP 79092-530, Campo Grande – MS. 2.ELTON OLIVER BARROS - Rua Zâmbia, 126, Bairro Pau Amarelo, CEP 53.431-350, Paulista - PE. – Brasil. 3. SABRINA HIDALGO DOS SANTOS - Rua Santa Isabel, 497 casa 7, Bairro Centro, CEP 69.020-150, Manaus-AM-Brasil. 4. Laudemir Elias, Av. Eng. Francisco Rodolfo Simch-210, Ap605 Bairro Sarandi Cep91130-210 Porto Alegre- RS. 5. Marcia S. R. Jansen-Travessa Seival 521, bairro Passos dos Ferreiros, Cep 94180660 -Gravataí- RS. 6.Ronaldo S. da C. Neves, Rua José Bonifácio 417, bairro São Francisco - Cep 64.215-190-Parnaíba-PI. ronaldphbneves@hotmail.com

    ResponderExcluir