Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



terça-feira, 8 de julho de 2008

Respirar é viver!




Outro dia, assisti uma entrevista com o ator Johnny Deep e, entre uma pergunta e outra foi perguntado a ele qual era um dos maiores prazeres que sentia na vida; e para minha surpresa e provavelmente da grande maioria, ele respondeu: respirar!

De fato, respirar é, ou pelo menos deveria ser um dos grandes prazeres de nossa existência. Mas o que grande parte da humanidade faz? Aperta o botão do respirador automático e seja o que Shiva quiser!

Diariamente, somos bombardeados por informações e propagandas que apelam de forma tão impiedosa à nossa visão e ao nosso paladar que acabamos dando extrema atenção a eles, sobrecarregando-os em detrimento de outros, como a respiração; nos alimentamos em demasia e de forma errada e mesmo assim não paramos de dar atenção ao paladar. E a respiração, que também é alimento? Por que não damos atenção a ela? Poderíamos passar dias sem comer e beber, porém poucos minutos sem respirar.

Talvez seja o sentido que mais receba nosso desprezo. Percebendo este pormenor, os Mestres da antiguidade incluíram na prática do Yôga o uso do incenso, que dentre outras coisas, estimula o olfato para que prestemos mais atenção à respiração, pois respiração yôgi é intrinsicamente ligada à participação da consciência.

Além de viver e sonhar, há algo mais importante: despertar.
Antônio Machado

Tente prestar atenção em como se senta, seja diante de sua mesa de trabalho, nas poltronas dos aviões ou nas cadeiras dos restaurantes. Sim, eu sei que grande parte dos assentos são mal projetados, no entanto, faça o máximo que puder com aquilo que tem em mãos. Ao se posicionar de forma errada, além de toda uma gama de problemas que talvez só venham a se manifestar anos depois, você pode principalmente prejudicar o trabalho do diafragma, músculo fundamental no processo respiratório. Uma respiração deficiente, praticada por 90% da população mundial (impressionante o número de pessoas que vêm nos procurar e que não possuem a mínima noção de como se deva respirar), tem resultados muitas vezes catastróficos. Desde uma má oclusão dentária, passando por distúrbios no ciclo menstrual, até na qualidade do sono e da digestão. Mas no caso de executivos, a não oxigenação ideal do sangue pode comprometer a criação de idéias e a clareza mental. Cérebro não oxigenado apropriadamente torna turva a mente, imergindo-a em uma barafunda de dispersões, fazendo com que o seu dono perca o foco e a concentração.

A saúde não é tudo, mas tudo não é nada sem a saúde.
Schopenhauer

Porque será que quando uma pessoa está descontrolada, costuma-se dizer a ela para respirar? Ensinamos a muita gente, técnicas específicas de respiração que auxiliam-no a controlar seu campo de emoções, fazem a ligação do inconsciente com o consciente, além de melhorar o funcionamento geral do organismo, amenizando eventuais desconfortos provenientes do sedentarismo que se aloja por entre os grande parte dos seres humanos.

Estou certo de que enquanto lê esse artigo, está a respirar pelas narinas, não é? Fique atento a não inspirar pela boca, principalmente se já se acostumou com isso. Nariz não foi feito para apoiar os óculos e sim para filtrar, aquecer e umedecer o ar que você traz pra dentro de sua estrutura física. A idéia é que você “mastigue” o ar.

A vida só é plena quando nos tornamos conscientes de tudo que está submerso no inconsciente.
Carl Gustav Jung

Respire antes de tomar qualquer decisão. Mas não de qualquer forma. Respire bem, profundo, sem pressa e extremamente consciente da limpeza que se processa em seu organismo em todos os níveis. Isto lhe trará valiosa percepção da situação a ser revelada. Aliás, respire dessa forma sempre. Ao se alimentar, fazer amor, praticar esportes, descansar, ler. Aumentará seu prazer e bem-estar em cada momento de sua existência.

Pode parecer bobagem, porém, suas roupas podem também atrapalhar o trabalho de oxigenação de sua estrutura. Ternos e calças muito apertadas prejudicam o bom funcionamento de sua “máquina”.

Quando possível, troque a qualidade do ar que respira. Vá às montanhas ou praia. Não sei o que é pior: “beber” o ar das grandes metrópoles ou estar tão acostumado a isso que nem se perceba mais.

Caso seja um palestrante, ou até mesmo, daqueles que se expressam bastante em reuniões, diria que a ciência da arte de respirar é fundamental no seu caso. Empostação, entonação, emoção, vibração, nitidez auditiva irão auxiliá-lo a compor sua retórica.

O próprio ato de respirar de forma abdominal promove um sutil massageamento de seu principal músculo, o coração (órgão tão castigado pelos excessos da vida de um empresário), além de ativar o metabolismo e purificar o sangue.

E por fim, percebamos como nosso ritmo respiratório está intimamente ligado às nossas emoções e as turbulências de nossa mente (note o estado de sua respiração enquanto se concentra na leitura deste texto). Da mesma forma que o seu estado emocional e/ou mental influencia na sua respiração, o caminho inverso também é verdadeiro, portanto faça da sua respiração a sua aliada, cuide dela com carinho, faça dela um dos seus grandes prazeres, pois respirar é vida que se transforma em arte nas mãos alquímicas de quem o sabe fazê-lo.

E lembre-se do velho ditado: “O que contam, não são os momentos nos quais você respira e sim aqueles que lhe tiram o fôlego”.


Fábio Euksuzian
Membro do Conselho Administrativo da Uni-Yôga
Presidente da Associação dos Profissionais de Yôga da Vila Olímpia
Autor dos livros A Ancestral Arte da Poesia, Ásanas em Dupla e Contos de Shiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário