Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quinta-feira, 10 de julho de 2008

Operação Sânscrito



Nessa semana ao abrir o jornal, deparei-me com a invasão de mais uma palavra sânscrita na língua portuguesa. A moda já foi tratada em artigo publicado anteriormente.

O jornal O Estado de São Paulo publicou o resultado de uma operação que começou em 2004 e culminou com a prisão do banqueiro Daniel Dantas, do investidor Naj Nahas, do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, este último algemado em sua casa no jardim paulista em São Paulo, e outros 14 acusados não tão ilustres quanto os anteriores. O total de movimentação financeira ilegal gira em torno de US$1,19 bi. Foram emitidos 24 mandados de prisão, 56 mandados de busca e apreensão e mais de 300 policiais federais envolvidos.

O nome da operação é Satiagraha. Sempre achei os nomes dessas operações bem engraçados, eles me lembram filmes de Hollywood e os tempos dos espiões da Guerra Fria.

O nome “satiagraha” para a Polícia Federal significa “resistência pacífica e silenciosa”. Contém uma imprecisão histórica que o jornal O Estado de São Paulo sabidamente atentou em sua edição de 9 de julho de 2008. O jornal indica que a tradução mais precisa para o termo, usado por Gandhi, é “firmeza na verdade”. “Satia” quer dizer verdade e “graha” firmeza de propósito.

A correção foi muito bem observada pelo jornalista Gabriel Manzano Filho, a pena é a troca da letra “y” por “i”, letras que, no sânscrito, possuem pronúncias diferentes. A consoante “y” é mais fluida enquanto a vogal “i” tem pronúncia mais estanque. Já que é para pegar no pé eu
também pego!


André Mafra




3 comentários:

  1. Muito legal Mafra. É muito importante fazermos comentários de acontecimentos recentes que tenham gafes que podemos desmestificar.

    ResponderExcluir
  2. Oi, André. Excelente!

    Sinal dos tempos, parece que a cultura proveniente da Índia vem tendo mais espaço entre nós. Escrevi um texto sobre isso no meu blog também, veja lá.

    Um forte abraço.

    Francisco von Hartenthal

    ResponderExcluir
  3. Ao querer falar sobre a "firmeza na verdade" acaba falando uma inverdade o "i" antes do "a" no sânscrito.

    Muito bom post!


    Lerivan Ribeiro

    ResponderExcluir