Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



sexta-feira, 4 de julho de 2008

Levando ou sendo levado



No século XX, o mundo era muito mais lento, as mudanças aconteciam aos poucos e o ritmo de vida das pessoas também seguia essa mesma ordem. Assim, tudo funcionava com perfeição, de forma adequada àquele tempo e espaço.

No século XXI, as coisas são diferentes. O mundo globalizado, instantaneizado, automatizado, faz com que nosso ritmo tenha de ser extremamente mais rápido, para alcançarmos o mesmo resultado que nossos pais e avós conseguiam antes, de forma bem mais lenta. É como uma droga, que precisa ser consumida cada vez em maior quantidade para dar o mesmo efeito.

Assim, as mudanças hoje acontecem em segundos, as informações são muitas, simultâneas – e todas fundamentais para nosso progresso. A maioria das profissões mudou totalmente também nessas últimas décadas. Muitas inclusive desapareceram por completo e milhares de outras novas surgiram. Ser um bom profissional já não é o bastante – é preciso ter excelência.

Dominar sua área de atuação não é mais suficiente – é preciso saber muito de tudo, e ter a incrível capacidade de gerenciar informações, compromissos, projetos e tarefas. Na década de sessenta, meu pai começou a trabalhar em um banco como office boy. Trinta e cinco anos depois, aposentou-se como diretor da instituição – bastava trabalhar muito e estudar um pouco. Hoje, profissionais com habilidades para ser diretores de grandes empresas trabalham como garçons...

Outra característica dessas novas profissões é a capacidade de proporcionar muito mais realização pessoal, além da financeira e profissional. Os trabalhos exigem criatividade, prazer, dedicação, comprometimento... amor. Essa é a nova vida no terceiro milênio. E quem resistir ou não se adaptar a isso, não terá a mínima chance no mercado de trabalho.

Em função disso, elaboramos um pequeno teste para avaliar o potencial de sucesso de um indivíduo, segundo determinadas características e suas correspondentes atitudes, que consideramos como fundamentais para a busca da realização pessoal e profissional em todas as áreas, independentemente de qual seja sua profissão ou seu negócio.

Preencha com carinho – e demore muito tempo para fazê-lo. Medite. Reflita sobre cada tópico, dê exemplos a si mesmo de uma atitude totalmente adequada ou inadequada para cada caso... anote seus pontos fracos e decida não ser assim!

Você tem o poder de direcionar o rumo da sua vida – conduzi-la para onde você quer, ou ser levado por ela, para onde você pode não querer... e não conseguir mais voltar.

Basta fazer as escolhas certas. Comece escolhendo mudar.

O mundo... e o seu futuro agradecem.

Abraços.


Rodrigo De Bona
Vice-Presidente da Federação de Yôga de Santa Catarina

Clique aqui para fazer download do teste "levando ou sendo levado" e veja em que pé está o seu futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário