Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quarta-feira, 30 de julho de 2008

Chocolate na alimentação do praticante



 
Há pouco tempo escrevi sobre alimentação biológica e dicas para uma evolução metabolizável na prática do Yôga Antigo.

A filosofia ancestral possui uma alimentação compatível com as técnicas e a proposta final, o autoconhecimento. Chama-se ovolactovegetarianismo.

Entretanto o aluno iniciante, que está na primeira fase, Pré-Yôga, não precisa seguir a risca esse sistema alimentar, nem nunca terá obrigação de segui-lo.

Entretanto, dicas para um melhor desempenho sempre são bem vindas.

Citei no outro artigo a redução do açúcar, sal, gorduras, desenvolver a frugalidade etc.

Isso, não só para um melhor desempenho nas técnicas, mas para sermos mais longevos e saudáveis.

Há muita discordância sobre os efeitos do café, chocolate entre outras coisas. Muitas pesquisas remetem as boas conseqüências e outras o contrário.

Por exemplo: “Na Alemanha, aonde um estudo bem conduzido levou à conclusão que o chocolate é útil no combate a pressão arterial e na prevenção de doenças isquêmicas decorrentes da elevação da pressão arterial”  abcdasaude.com.br.

São estudados diversos componentes do cacau que têm relação positiva ao combate da hipertensão arterial. Ele sozinho é amargo, mas associado ao açúcar, como no caso do chocolate, pode torna-se um grande vilão para dietas de emagrecimento e aos diabéticos.

Outro estudo diz que uma dose diária de chocolate amargo pode ajudar a reduzir os sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica, apontaram cientistas britânicos. Pacientes que participaram de um estudo piloto realizado pela Hull York Medical School revelaram que ficaram menos cansados depois de comerem chocolate com alta concentração de cacau.

A Síndrome da Fadiga Crônica é uma condição caracterizada por uma profunda fadiga muscular após esforços físicos.

Os sintomas ainda incluem dor de cabeça, memória fraca, dificuldade de concentração, perturbação do sono e irritação.

A partir de pesquisas e estudos cada um deve escolher o que é melhor pra si e principalmente observar a reação do seu corpo após a ingestão do alimento, assimilação e o momento de eliminá-lo.

Podemos buscar uma orientação de nutricionistas ou médicos em casos específicos.

O sistema alimentar do ovolactovegetarianismo não exclui o chocolate (lacto = leite). Para alguns, isso parece óbvio demais, mas ressalto que muitos outros não têm consciência disso.

"O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Como já dito, estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer vantagens para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotectora. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. O chocolate constitui ainda um estimulante devido à teobromina, embora de fraca capacidade. O chocolate também possui cafeína e sua ingestão faz com que o corpo libere neurotransmissores como a endorfina". Wikipedia.

Como todo alimento, o excesso é prejudicial. Muito pior pode ser poluir o corpo com uma imensa vontade de ingeri-lo e não fazê-lo, pois, não queremos engordar ou algo do gênero.

Se você têm carência de chocolate ou qualquer outro alimento, ou simplesmente come em excesso, deve buscar a orientação de um especialista.
É provável que o distúrbio tenha um vínculo com a esfera emocional e com excesso de ansiedade, que é compensado com o ato de comer.

Desmistificamos o fato de que um Instrutor de Yôga como sim chocolate. Será uma opção pessoal não comê-lo, mas não uma regra.

Nossa sugestão é saber observar-se, um dos preceitos do nosso código de ética. A partir daí, cada qual faz a sua escolha.


Curiosidade

"Antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam o cacau. Com elas, faziam um líquido escuro que chamavam de xocoatl. Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada pelos astecas, povo místico e religioso, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate". Wikipedia.


Ricardo Melo
 


Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto Rica.
    O peso maior q sinto após comer chocalate é na consciência mesmo, por isso prefiro não exagerar.
    Abs

    ResponderExcluir