Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



domingo, 3 de agosto de 2008

Somos o que comemos



Você já parou para refletir que somos o que comemos? Repare que o nosso corpo é constituído pela reorganização das moléculas provenientes do que ingerimos. Portanto, devemos ter mais consciência sobre como nos alimentamos. A seguir, estão algumas dicas para construir o nosso corpo com qualidade de vida.

O momento da alimentação é um momento sagrado, no qual o corpo vai reenergizar. Portanto, não é recomendável fazer outra coisa ao mesmo tempo, como comer em frente à televisão. Temos que oferecer instantes de tranqüilidade para que o organismo consiga absorver, da melhor forma possível, os elementos necessários para seu pleno funcionamento. É recomendável fazer alguns instantes de relax antes de comermos, descontraindo a musculatura do corpo conscientemente, para que ele assimile melhor a energia proveniente do alimento.

Além disso, é vital repararmos no que estamos comendo. Ao olhar, cheirar e sentir sua textura, percebemos melhor as cores, aromas, sabores dos alimentos... Ao aguçarmos estes sentidos, enviamos para o cérebro informações necessárias para que se produzam as enzimas responsáveis pela boa digestão e nos saciamos com menos quantidade de alimento.

Cabe destacar a importância de mastigarmos devagar. Pois, dessa forma, sentimos melhor o sabor e trituramos o alimento para sua digestão e assimilação completa. Apesar disso, muitos engolem sem sentir o gosto do alimento. Isto pode ser atribuído ao ritmo acelerado da sociedade atual, ou devido que durante a infância, alguns foram obrigados a comerem o que não queriam e assim criaram o hábito de engolir rapidamente para não sentir o gosto. Tendo em vista isto, o ideal é deixarmos o alimento na boca o maior tempo possível, para mastigar e saboreá-lo plenamente.

Sabemos que organismo precisa de nutrientes para o seu bom funcionamento, como vitaminas, carboidratos, fibra, água, gordura, etc. Tudo isto, na proporção ideal para o seu bom funcionamento. As frutas, verduras, legumes fornecem toda energia que precisamos e são rapidamente digeridos. Existe uma maneira de saber se a refeição será bem assimilada pelo organismo, veja a facilidade de limpar o prato. Se precisar esfregá-lo para deixá-lo limpo, imagine o trabalho que o seu corpo também terá!

Prepare-se, repare, mastigue e escolha bem o alimento do seu corpo. Pois, se somos o que comemos, é melhor prestar mais atenção nisso...


Rafaella Coelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário