Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Eu conheci DeRose





Certa vez travei contato com um livro impressionante, que me fez conhecer uma pessoa especial: um senhor já com barbas brancas e p0oucos cabelos. Aquela biografia contundente, muito lúcida, com conteúdo extremamente técnico, completo, descrevia detalhes de sua vida difícil. Mas a leitura foi facilmente devorada em um único dia, tamanha sua fluidez e leveza.

Eu estava a receber uma visão dilatada sobre o comportamento humano, as relações interpessoais, a cultura, a arte, o trabalho, a filosofia, o universo ao meu redor. Desvelava-se a mim um profissional tão dedicado, que inevitavelmente acabou por tornar-se o melhor em seu meio. Já se vão quase cinco décadas de exclusiva entrega em prol daquilo em que acredita. Ninguém teria tamanha garra em um métier tão mal conhecido, sem reconhecimento por parte da maioria do público.

A partir desse contato, senti um ímpeto irresistível de participar da árdua e gratificante tarefa de ensinar reeducação comportamental aos quatro ventos. Evidentemente o trabalho deveria começar por mim mesmo. Seguiram-se então dez anos de profundo estudo, prática, convivência, mais estudo, mais prática, mais convivência... e muita gratidão.

Acompanhei certas dificuldades pelo seu caminho, e tive o privilégio de compartilhá-las várias vezes, tentando atenuar-lhe o peso. Mas ele jamais desistiu. Continuou lutando como um guerreiro da verdade, sem esmorecer. Viajou o mundo todo ensinando e aprendendo, de kombi, de ônibus, de carro, em aviões que eu nunca poria os meus pés, alcançando lugares que eu provavelmente nem conhecerei.

Depois de algum tempo, muitas pessoas passaram a compartilhar com ele seus ideais. São discípulos fiéis que hoje caminham ao seu lado e levam a milhões a sua mensagem de sabedoria. Esse retorno é tão gratificante que lhe enche de vitalidade a cada novo encontro com a vasta família que ajudou a construir.

Mas como toda pessoa especial, ele também sofre. Não deve ser nada fácil transmitir um ensinamento e não ser compreendido, tantas e tantas vezes. Ou ainda ser difamado, como única reação possível à sua competência e honestidade incomensuráveis. Mesmo assim com certeza é muito feliz, pois já pode ver seu trabalho finalmente espargido como uma teia por todo o mundo.

Parafraseando seu próprio sútra, DeRose é uma locomotiva, e como tal vive a puxar muitos vagões. Portanto, esforcemo-nos para compreender suas palavras, e que reverbere sempre em nós a missão de perpetuá-las.


Rodrigo De Bona
Vice-Presidente da Federação de Yôga de Santa Catarina


Nenhum comentário:

Postar um comentário