Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



terça-feira, 26 de agosto de 2008

Exercício da criatividade: inserindo o Yôga no dia-a-dia



 
Antes de eu iniciar este post, é válido lembrar que o Yôga, principalmente o SwáSthya Yôga, não tem nada de apenas físico. Ao utilizar o termo exercício, como "exercício de Yôga", limita-se a filosofia a algo apenas corporal e físico, quando há muito mais do isso, já que visa-se o desenvolvimento do ser humano de uma forma integral. É aquela velha história, nada adianta ter um corpo forte com uma mente fraca, como também não adianta ter uma mente forte com um corpo fraco.

Este artigo será complementar ao que o Instr. Marco Carvalho escreveu em seu blog.

Desde que eu comecei a lecionar Yôga, algo que sempre escuto dos meus alunos, principalmente aqueles que são executivos, é que eles não têm tempo para praticar... pois mal têm tempo de praticar na minha escola ou comigo através de aulas particulares, imagine sozinhos durante o atarefado dia deles? Mas há diversas maneiras até bem criativas para colocarmos técnicas de Yôga ao longo do dia.

Respiração: em grandes cidades um local excelente para treinar a respiração é no trânsito. Ao invés de perder o tempo esperando se os carros andarem, treine a consciência sobre a sua respiração. Comece a perceber mais a sua inspiração, dilatando o abdômen pela entrada do ar, e sua expiração, contraindo o abdômen pela saída do ar. Depois de algum tempo com este treino, expanda a consciência e a atenção para outras partes dos seus pulmões, novamente, durante a inspiração, dilate o abdômen, continue a inspirar afastando os músculos intercostais e costelas, inspire mais um pouco elevando o alto do tórax. Permaneça por alguns instantes com os pulmões cheios. Ao expirar faça o caminho contrário da inspiração, e retenha por mais alguns instantes com os pulmões vazios.

Técnicas de purificação: utilizamos durante a prática uma técnica para iniciantes chamada de rajas uddiyana bandha, que são as contrações abdominais. O ideal é fazer cerca de 5 minutos diários desta técnica que se executa da seguinte maneira: inspire profundamente, expire esvaziando completamente os pulmões, durante a retenção sem ar contraia e solte diversas vezes o abdômen, quando precisar inspirar novamente, pare a movimentação e recomece o ciclo. Agora onde a arranjar estes benditos 5 minutos diários no tempo milimétricamente contado? Fácil, durante o banho, ao colocar o xampu é necessário esperar 2 minutos para ele agir, durante esta espera, contrações abdominais, tire o xampu, passe ao condicionador, mais 2 minutos de espera, mais contrações abdominais, agora só falta 1 minuto que pode ser encaixado facilmente a qualquer momento até o final do banho.

Talvez alguém esteja pensando que isso pode tornar a prática superficial, que não fará efeito, que é bom mesmo treinar em sala de aula com o seu instrutor, blá blá blá e se realmente vale a pena praticar o Yôga desta forma... Para isso respondo usando uma lógica bem simples, por que praticar assim? Porque é melhor praticar desta forma do que não praticar...

Enfim, viu só que fácil praticar durante o dia-a-dia? Ainda existem outras maneiras de se inserir Ásanas (técnicas orgânicas), Yôganidrá (técnica de descontração), Samyama (técnica de concentração, meditação e hiperconsciência) e muito mais, basta apenas ter um pouco de criatividade. Se alguém quiser mais dicas sobre como adicionar técnicas no seu cotidiano, é só escrever para mim: hirota@uni-yoga.org.


Marcelo Hirota



Nenhum comentário:

Postar um comentário