Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



terça-feira, 16 de junho de 2009

Instrutores do Método DeRose investem em aprimoramento





No último domingo 25 instrutores do Método DeRose participaram de um curso de Redação com o professor JB Oliveira. O curso teve início às 9h e foi até às 18 h.
No chamado "dia de descanso" pudemos usufruir de uma aula animada, dinâmica e divertida e relembrar algumas regras gramaticais, atualizar-se no novo acordo ortográfico e colocar em prática os conceitos da redação.
Abaixo os textos que foram produzidos pelos grupos.


Dinâmica 1

Como o Yôga funciona? – Vivi, Gabis, Nina, Patrícia, De Nardi, Tati, Renata, Che e Marina
Quando se fala de Yôga, o conceito que vem à mente das pessoas em geral é equivocado. A culpa não é nossa.
Durante milhares de anos essa filosofia foi modificada. Em um momento, pelas invasões sofridas em seu país de origem, a Índia. Em outro por modismos, influências culturais e mudanças históricas.
Pense o seguinte: há mais de cinco mil anos, quando o Yôga surgiu, não existia a preocupação de como ele funcionava. Por que se preocupar com isto hoje? O Yôga é uma filosofia de vida prática.
Este tipo de questionamento só nos faz desviar do propósito original. O Yôga é Yôga! Se funciona ou não, somente a experiência de cada poderá dizer.

Por que o Yôga? – Marina, Elvis, Luis Gustavo, Fernanda, Djalma, Vinicius, Patrícia e Marina
Existe uma tendência natural do ser humano pela busca do aprimoramento e evolução. A civilização evolui em diversos aspectos: social, cultural, econômico, profissional e científico. No entanto, pouca importância é dada para o desenvolvimento pessoal.
O Método DeRose contempla o bom relacionamento entre as pessoas, delas com outros seres e a natureza. Através de uma cultura milenar que utiliza técnicas e conceitos promovendo o aperfeiçoamento multilateral daquelas que adotam tal estilo de vida.

O que é o Yôga? – Rosana, Ana Paula, Will, Dantas, Gi Setti, Dani Borges, Nilzo e Gi Correa
O Yôga é um termo sânscrito que significa união.
A definição mais aceita mundialmente diz que: “Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi (autoconhecimento)”.
Esta frase foi lapidada pelo Mestre DeROse no século passado.
O Yôga é uma filosofia prática, da Índia antiga, que compreende técnicas orgânicas, respiratórias, concentração e meditação, entre outras. Essas técnicas conduzem a um estilo de vida mais saudável.
Atualmente, o Yôga tem sido procurado por pessoas jovens, dinâmicas, desportista, artistas, que buscam o que há de melhor para si.
Curiosamente, devido ao mau uso do termo, nós, representantes do Método DeRose, evitamos a utilização da palavra Yôga.


Dinâmica 2

Desenvolver texto Narrativo sobre Descrição – Grupo 1: Dantas, Will, Ana Paula, Daniel Borges, Nilzo, Gisele Setti e Gisele Correa
Uma tarde com um aluno brilhante
Há dez anos ministro curso de formação profissional para instrutores do Método DeRose.
Certa vez, em uma dessas classes, um dos meus alunos mais aplicados, Daniel De Nardi, indagou-me: “Professor Nilzo, como faço para descrever no meu blog minha viagem para Nova York?”. Aproveitei a oportunidade para esclarecer a toda a turma como elaborar um texto descritivo: “Queridos alunos, um texto descritivo, como o nome sugere, deve ter o cuidado de descrever e transmitir características, qualidade e impressões sobre algo. Naquele instante os olhos de De Nardi brilharam. Em questão de segundos tive a impressão de que ele se transportará para um musical da Broadway, talvez Chicago. Estava certo.
Então perguntou-me: “Para descrever a experiência que tive naquela noite tenho que falar do teatro, da comida, das músicas que não saem da minha mente, e das dançarinas?”.
Aquele comentário me deixou satisfeito e pensei: “Que aluno brilhante!”. Aproveitei para complementar que se ele incluísse emoções às suas palavras ele levaria o mesmo sentimento vivido por ele aos leitores do seu blog.
Entusiasmado como sempre, ali mesmo, começou a escrever e nunca mais parou.

Redigir um texto descritivo sobre Narração – Grupo 2: Virginia, Gabriel, Nina, Patrícia, Renata, Tati, Daniel De Nardi e Cherrine
A narração foi uma das primeiras formas que o homem encontrou para transmitir suas ideias. Uma vez não tendo conhecimento da escrita, usou o ato de narrar para comunicar verbalmente o que sentia, observava ou vivenciava dentro de uma história real ou imaginária.
Com o advento da escrita, a narração tornou-se uma forma de redação. A partir da Odisséia de Homero – a primeira obra literária do Ocidente – os escritos descobriram que contar uma história é a forma mais envolvente de transmitir às pessoas a sua mensagem.
Narrar é uma forma de comunicar-se com o mundo utilizando a escrita ou a verbalização. É imortalizar uma história, é compartilhar experiências, é tornar o mundo imaginário ainda mais real.

Produzir um texto Dissertativo sobre Comunicação escrita – Grupo 3: Marina, Elvis, Djalma, Fernanda, Vinicius, Patrícia e Marina Engler
Todo conhecimento é corruptível. Onde há interpretação pode haver equívoco.
Toda e qualquer forma de comunicação é passível de deturpação, entretanto, a escrita é a que gera registros mais fieis aos conceitos, ideias e valores.
Ao longo da história, muitos pensadores e filósofos não registraram seus conhecimentos, transmitidos através da interpretação de seus seguidores. Sócrates, Jesus e até mesmo Shiva*, certamente não imaginaram que fragmentos de suas idéias gerariam tantos conflitos, seitas, religiões e guerras.
Tal é a força da palavra escrita, que durante o período mais obscuro da história da humanidade, a idade das trevas, os livros eram considerados heréticos e queimados em praça pública, ou enclausurados pelos detentores do poder.
Escrever é uma forma efetiva de contribuir com a evolução da humanidade. Idéias registradas conquistam a imortalidade!
* Shiva: nome atribuído ao criador mitológico do Yôga.


Daniel De Nardi



Nenhum comentário:

Postar um comentário