Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



sexta-feira, 5 de junho de 2009

A evolução




Evolução, ah! a evolução… O universo está em constante evolução e, mesmo que não se queira, encontramo-nos todos envolvidos na grande teia da vida que se transforma a cada segundo. O propósito principal do nosso nascimento é o de promover essa evolução. A evolução do indivíduo, promove directamente a evolução da espécie. Na Natureza, os indivíduos mais bem dotados desta capacidade evolutiva, são aqueles que sobrevivem com maior facilidade, e por consequência, perpetuam os seus genes.

Entretanto, mudar, crescer, transformar, evoluir não é tarefa fácil, especialmente, quando se trata de nos mudarmos a nós próprios, os nossos pensamentos, os nossos condicionamentos, as nossas (re)acções. É necessário haver um comprometimento interior com a evolução pessoal. Não basta simplesmente querer. A evolução exige esforço, dedicação, ou melhor dizendo, exige disciplina e constância.

Nesse aspecto, as técnicas do nosso método irão actuar interiormente para dissolver, aos poucos, antigos condicionamentos e substitui-los por outros mais subtis, mais nobres, mais produtivos e mais saudáveis. Assim, quando você é estimulado a permanecer mais tempo numa posição, está na verdade a aprender a auto-superar-se; quando passa a respirar melhor, aprende a dar mais amplitude à sua respiração e, consequente, adquire uma maior amplitude de visão nas situações que o envolvem. Quando descontrai, aprende a manter pensamentos produtivos na sua mente e, quando medita, descobre a verdadeira dimensão da consciência.

Então, a proposta é a evolução.

E falando da evolução do Ser Humano, a melhor ferramenta é o Yôga, que tem cinco mil anos de garantia.


Alessandra Dorante


3 comentários: