Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fest-Yôga e Iron Man tudo numa mesma ilha



Tive a sorte poder frequentar no mesmo final de semana em Florianópolis dois eventos bastante motivantes: o Festival Internacional de Yôga que acontece todos os anos na Praia dos Ingleses e o Iron Man que também tem sua largada anual bem próximo dali, em Jurerê Internacional. Apesar de parecerem destoantes, estas duas modalidades se assemelham em diversos aspectos. A começar por uma disciplina ferrenha que tanto os yôgins, que se dedicam seriamente a esta filosofia, quanto os Iron mans possuem. Nos dois casos, a dedicação e o amor pelo que fazem são muitas vezes incompreendidos pelos demais mortais.

Durante a prova do Iron, meu avô, que me fazia companhia no evento, indagou “Eles não possuem patrocínio?” Poucos, menos de 10% dos 1500 atletas que se jogaram na água fria do mar naquele domingo escuro possuíam algum tipo de incentivo financeiro. Os demais são empresários, profissionais liberais, engenheiros e fazem aquilo tudo por puro life style. Também é comum as pessoas estranharem o fato de um praticante de SwáSthya Yôga seguir as orientações desta filosofia, mesmo estando integrado “ao mundo real”. Pensam que tanto os Irons quanto os yôgins não possuem profissões e que estes últimos ainda vivem isolados na montanha se alimentando de luz. Quanto estereótipo!

Mas no que mais os SwáSthya Yôgins e os Irons se assemelham é que por buscarem objetivos extremamente audaciosos visam a alta performance em tudo o que fazem. É difícil dizer se nadar 3600 metros, pedalar 180 km e depois de tudo isto ainda correr os 42km de uma maratona é mais difícil de se alcançar que a meta da filosofia indiana, um estado de consciência denominado samádhi e que representa a hiperconsciência ou mega lucidez.

O que podemos aprender com estes dois estilos de vida é que para se alcançar qualquer grande objetivo em nossas vidas, precisamos manter uma prática enérgica e cultivá-la por um longo período de tempo, sem interrupção e com profunda dedicação e também é necessário subjugar a compulsão pelas dispersões, que certamente aparecerão para nos tirarem do caminho.



Daniel De Nardi


3 comentários:

  1. Muito bom seu texto, Dani.
    Gostei da comparacão.
    Beijinhos da
    Anahí

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a comparação pois todos esportes por mais diferentes que sejam tem uma co relação pelo fato do praticante precisar da dedicação e concentração se busca o melhor resultado.

    Represento a Divino Sagrado, roupas desenvolvidas especialmente para quem pratica yiga, pilates ou qualquer esporte que necessita a movimentação confortavel do corpo. São roupas sem costuras de tecidos leves e maleaveis. Se houver interesse de conhecer a linha entre

    www.divinosagrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. contato p Divino Sagrado 48 32668702 a noite.

    ResponderExcluir