Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quinta-feira, 2 de abril de 2009

Respire!!!!





Dentre todas as dicas que podemos dar em relação à qualidade de vida a mais importante delas é: RESPIRE!!!

Respirar é algo que nos acompanha desde o momento em que saímos do ventre da nossa mãe e irá conosco até o último suspiro de vida. Não obstante, esse importante ato vital passa despercebido no nosso dia-a-dia. Mesmo sabendo que o ser humano é capaz de passar dias sem comer, horas sem beber líquido e não suportar minutos sem respirar, não damos à respiração a devida importância que ela merece.

A oxigenação do sangue que uma boa respiração proporciona é imprescindível para uma vida saudável. Para aprimorá-la, seguem algumas dicas:

1. Sinta mais o toque do ar em suas narinas;
2. A entrada do ar não acontece por uma força feita nas narinas. É a movimentação de músculos (abdominais, intercostais e torácicos) que faz o alento ir e vir.
3. Comece treinando a respiração abdominal. Deitado, coloque as mãos no abdômen e sinta que ao inspirar seu abdômen se projeta para cima e ao expirar ele baixa. Esta parte da respiração é responsável por cerca de 60% da nossa capacidade pulmonar, no entanto é desprezada por quase todas as pessoas.

Respirar é viver. Quem respira melhor, vive melhor. quem respira com mais amplitude vive mais plenamente e quem tem mais consciência da sua respiração, amplia não apenas a consciência corporal mas também a emocional e mental.

Faça bom uso das dicas e valorize mais a vida que penetra constantemente por suas narinas.


Daniel De Nardi


Um comentário:

  1. Muito lindo seu texto, Dani.
    Me fez lembrar de um curso sobre respiração, que fiz com o Mallet, no milenio passado (acho que no ano 99, hehe).
    Beijão,
    Anahí

    ResponderExcluir