Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



sexta-feira, 10 de abril de 2009

10 dicas de hábitos mais saudáveis





Pessoas inteligentes adotam hábitos saudáveis. Pois assim, é possível viver mais e melhor. É tomar nas mãos o controle da saúde, do bem-estar, conseguir administrar melhor o stress e ter mais qualidade de vida. É bem provável que se consiga ser mais produtivo em todas as áreas, tendo mais tempo e recursos para desfrutar de viagens e atividades em lazer com a família e amigos.

No entanto, é comum deixarmos que surja aquele pensamento de que certas coisas são só para quem tem tempo ou é financeiramente estável. Muitos pensam: "Quem sou eu para me dar ao luxo a uma coisa dessas?", ou "quem sabe quando eu estiver em um outro emprego", "ou quando os filhos crescerem", ou, ou, ou...e sabe como é, o tempo passa, as oportunidades passam e a pessoa não realizou nada. Quando tiver tempo e dinheiro será tarde demais para poder desfrutar de sua tão sonhada aposentadoria. Aí sim é que não haverá tempo.

O momento é agora, as coisas são pra já. Claro que temos certas prioridades e objetivos principais que devem ser seguidos sem que haja conflito interno. Com alguma dose de criatividade é possível ir encaixando uma ou outra atividade sem comprometer sua rotina normal. A maioria das pessoas bem sucedidas e realizadas que conheço tem suas agendas cheias de compromissos e atividades importantes. E ainda assim costumam ser exemplos de disciplina e realização. Ou seja, tempo não é desculpa, trata-se de pri-o-ri-da-de.

No meu caso, tenho diversas atividades entre reuniões e afazeres profissionais, além das classes de Yôga que ministro praticamente todos os dias. Mesmo assim me sobra tempo para praticar e estudar o SwáSthya; fazer atividades físicas e praticar esportes (atualmente corrida e pedalada no parque pela manhã); telefonar e manter contato com amigos e clientes; leitura diária de livros, revistas; postar sobre diversos assuntos neste blog, que apesar de não dar trabalho, me esmero para que as postagens sejam criativas e bem elaboradas; e ainda sobra tempo para namorar e passear com a Lí; me reunir com meus familiares, participar de jantares e frequentar teatros e cinema com os colegas; sair em barzinhos ou mesmo baladas em aniversários e festas dos amigos.

Tenho uma rotina normal, bem simples até, mas que me deixa muito feliz e gratificado. Claro que o ambiente em que estou inserido ajuda muito. Mesmo nas reuniões e viagens à trabalho consigo fazer boa parte do que faço e ainda me divirto muito com os amigos que revejo e com os novos que faço.

Além do que, estar praticando SwáSthya Yôga, faz com que eu consiga gerar mais energia interna e possa direcioná-la para aquilo que melhor me aprouver.

Independente do seu estilo de vida, dou algumas dicas para que você reflita. Nada que ninguém não saiba, nem tão pouco com a pretensão de esgotar o assunto. Apenas para acrescentar dados e quem sabe lhe auxiliar de alguma forma.

1)Alimente-se bem.
Faça pausas estratégicas para fazer um lanche no meio da tarde ou no meio da manhã. Não precisa dispender muito tempo para as refeições, mas também não coma com pressa ou enquanto faz uma outra tarefa qualquer. Aproveite para conversar com alguém e quem sabe daí surjam novas ideias. Eu mesmo, na medida do possível, procuro almoçar com mais pessoas, pela questão da companhia. Nada impede também, que para aproveitar o tempo você marque junto com o almoço uma reunião de negócios ou mesmo um encontro com um colega para por o papo em dia. Evite apenas parar para comer apenas quando sentir fome. Isso é sinal de que seu corpo já está carente de alimento. O mesmo vale para beber água.

2)Respeite também o seu corpo.
Faça pausas para se alongar, caminhar um pouco se possível. Faça técnicas respiratórias quando sentir sono ou queda de produtividade. Mas não abra mão das suas horas de sono. Bem descançado você irá produzir muito mais. Faça isso com mais frequencia se você fica muito tempo estudando ou na frente do computador.

3)Tenha um programa de qualidade de vida.
Se você faz uma prática completa de SwáSthya Yôga orientado por um profissional formado e revalidado já sai ganhando, pois terá uma cota extra de energia e vitalidade. (Muitas empresas também estão adotando nosso Método para seu quadro de executivos e diretores) Independente disso, praticar esportes ou alguma atividade física, além de ser prazeroso também te deixa em forma. Atividades em grupos tem a vantagem da interação e estímulo dos amigos. Mas se você é autosuficiente pode correr ou pedalar ouvindo música, por exemplo. O bom é que não depende de ninguém. Em tempo, antes de iniciar qualquer atividade física, desportiva ou um programa de Yôga legítimo, faça uma avalição médica.

4)Durma bem.
Isso faz toda a diferença no dia seguinte. Além disso, você sabe o que é melhor pra você: se café ou chá preto tira o sono, evite-os, bem como, assistir TV ou fazer atividades estimulantes antes de deitar-se. Mude seus hábitos. Se está tendo pesadelos com certa frequencia, pode ser que esteja relacionado com a sua alimentação? Quem come carnes de certa forma ingere também sangue, dor e sofrimento. Bons sonhos dificilmente acontecerão, não é mesmo? E se ainda assim não sentir sono vá ler nossos livros.

5)Espreguice, alongue-se, boceje e sorria.
Antes de levantar, esse é um dos melhores recursos para espantar a preguiça. Faça também uma breve meditação ainda na cama, logo ao acordar e antes de dormir, algo rápido, entre 5 e 20 minutinhos. Mas lembre-se, meditar é não pensar. Se não sabe nenhuma técnica então faça uma breve reflexão, lembrando dos seus sonhos da noite anterior ou o que você deseja realizar no dia seguinte. Isso não é meditar mas já é um bom começo.

6)Desestresse.
Se a rotina está te sobrecarregando quebre-a ao meio. Se não der para ir ao cinema no meio da tarde de uma terça-feira chuvosa qualquer ou tomar um sorvete em uma manhã ensolarada em meio ao expediente, então que tal fazer um trajeto diferente da casa para o trabalho, ou ir de bicicleta para a faculdade. Enfim, rotinas podem ser quebradas, não se sinta mal por isso. Aliás, permitir-se se desconectar dos aparatos eletrônicos por algumas horas e ir até o parque pode ser bem proveitoso. Veja um artigo sobre isso no blog do meu amigo Nilzo Andrade Jr, O Líder dos Sonhos.

7)Invista em você.
Livro é cultura. Eu sempre reservo uma verba para comprar algum todo o mês. Além disso, procure participar de palestras, cursos, lançamento de livros, eventos culturais em geral. Você conhece pessoas, amplia seu círculo de amizades e a sua bagagem cultural.

8)Viaje sempre que possível.
Por falar em ampliar a bagagem cultural, viajar é outra coisa que não pode faltar. Encare como um investimento também. Pelo menos uma vez por ano visite um local mais distante e que você não conheça. Viajar sempre nos faz bem e como o DeRose costuma dizer "viajar esgarça os antolhos que espremem a nossa inteligência."

9)Não abra mão das atividades de lazer.
Reunir os amigos para um bate-papo descontraído em sua casa ou em um café, ir ao cinema ou jantar com a galera são atividades indispensáveis. Existem também diversas alternativas econômicas ou gratuitas. O importante é não se isolar do grupo, senão daqui a pouco ninguém o convida para mais nada.

10) Se algo não vai bem use outra tática.
O mais importante é ter o jogo de cintura necessário para se adaptar as diversas realidades. Não sinta-se frustrado por não conseguir realizar tudo o que você deseja neste momento. Cada coisa acontece no seu devido tempo. Administrar a ansiedade é crucial nessas horas.
Um pensamento que me ajuda bastante é o de ter força para mudar o que for necessário, serenidade para aceitar o que não possa ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

Em tempo, tudo está ao nosso alcance. A principal mudança está em nossa atitude. 50% é estar consciente disso e os outros 50% está em mudar. Para tanto, basta querer!


Julio Simões


2 comentários:

  1. Bom foi de muita ajuda vleu pelo artigo tb tudo de bom e um feliz natal..

    ResponderExcluir