Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



domingo, 30 de novembro de 2008

O Tempo Não Pára



Pare tudo por alguns instantes e seja apenas um observador.

Você já parou para pensar em quantas coisas estão acontecendo neste exato momento em que você lê estas palavras?

Seu sangue continua correndo em suas veias. Seu sistema nervoso é constantemente solicitado para a devida interpretação da leitura. Os carros passam na rua. O Planeta Terra continua girando. O universo continua seu processo de expansão! Enfim, o tempo continua correndo.

Mas e se fosse possível parar tudo. Parar o tempo. Conquistar a imobilidade completa. Uma vastidão silenciosa e quieta, estática, total e infinita. Será possível.

O tempo nada mais é do que uma impressão de uma parte. Precisamos do tempo para podermos passar por muitas experiências que nos conduzem para a evolução. Como não podemos entender o todo de uma só vez, com certeza por diversas limitações, ai está o tempo, para que se possa assimilar uma coisa de cada vez. Em vez de engolir uma pílula grande demais, partimo-la em várias menores facilmente assimiláveis.

Mas e se fosse possível expandir a consciência a tal ponto de poder entender o todo de forma instantânea? Bom, ao chegar neste estado de consciência, que na filosofia prática do Yôga recebe o nome de samádhi, o tempo para, “não passa”. A noção do tempo é distorcida conforme o grau de consciência que se atinge. Em estados de consciência expandidos temos a impressão de uma longa passagem de tempo que se dá em alguns instantes. Como se fosse percebida a passagem de horas, mas que na realidade objetiva duraram apenas um instante, talvez nem mesmo um segundo.


Claus Haas


Um comentário:

  1. gostei do texto!
    lembra aquele pensamento do lennon "a vida é o que aconteçe enquanto estamos ocupados fazendo outras coisas".
    beijos,
    Anahí.

    ResponderExcluir