Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mudança: A via da evolução



Os pressupostos da cultura Swásthya devem ser mantidos e, como tal, começo com o agradecimento ao Prof. António Pereira e a toda a Federação por me terem proporcionado a oportunidade de expor o meu ponto de vista em relação ao conceito de mudança, segundo o nosso Método.

Para quê mudar?
Mudar para ser melhor. Mudar, simplesmente, para não cristalizar. Mudar para regenerar e renovar. Mudar porque tudo tem um tempo. Mudar por ser a gênese da evolução. Mudar tudo... sabendo que não perdurará para sempre!

Relembrando o último ano e meio, a mudança tem sido constante para o lado da Unidade Chiado. Alteraram-se a Direção, a equipe, a imagem e a escola. Algumas destas alterações foram impostas, outras surgidas do desejo profundo de evoluir. Quanto às impostas, pouco há a fazer para além de assumir a nova condição, tornando o processo direcionado, ao invés de aleatório.

O desejo é a raiz do processo e necessita de transmutação através da mentalização e da ação concreta. Nada melhor que a história da transformação da nossa escola para o exemplificar.

Um dia acordei com um profundo desejo de remodelar a Unidade. De certa forma a sinergia era quebrada por um conjunto de fatores que não a deixavam funcionar harmoniosamente. A imaginação tomou conta de mim!

Começou o processo de mentalização, como conquistar o que tanto desejava? Como fazer, pois tudo parecia improvável de acontecer? Começou a surgir um barulho ensurdecedor dentro da minha cabeça, parecia que o cérebro se moldava, condicionando-me para as alterações a que o meu desejo me impelia. Inicialmente, as imagens visualizadas eram abstratas, mas ganhavam forma à medida que na minha cabeça tudo se conjugava. Necessitei de passar da mentalização à acção efectiva.

Sondei a equipe que, de imediato, se entusiasmou – e nisso são peritos. Arranjaram um designer, discutiram a ideia de funcionamento e decoração assim como a empreitada e financiamento da obra. Estou-lhes grato pelo fervor com que fazem tudo pelo ideal.

Começava a parte mais dura do processo, onde foi necessária muita perseverança. A mudança implica sempre uma atitude de auto-superação e vontade para que os obstáculos não impeçam de atingir os intentos – e eles foram demasiados... Empreiteiros incompetentes, senhorio pouco acessível, o imprevisto de remover parcialmente o chão da casa, etc. Enfim, o orgulho e a satisfação de ter conquistado o que almejava fez valer a pena todas essas dificuldades. Não esquecendo que tudo foi elaborado sem o encerramento da escola!

Obrigado a todos os alunos por acreditarem no nosso trabalho e nos encherem de força para lhes proporcionarmos um trabalho sério e bom.

No fundo, a evolução assenta num desejo de mudança que é transformado em conquista através da associação da ação mental à ação física. Desejamos para imaginarmos, mentalizarmos e por fim efetuarmos. Tendo este sistema consciente, a evolução torna-se inevitável.

A mudança consciente desperta no individuo uma atitude de responsabilidade, para não mais arranjarmos desculpas com situações ou em terceiros para os fracassos individuais. Como ninguém gosta do fracasso, a probabilidade maior é que façamos tudo para atingir a meta a que nos propomos.

Desejo que cresçamos, que nos mantenhamos unidos e que possamos manter esta trilha que escolhemos para as nossas vidas. Desejo muito que dê certo comigo e contigo, companheiro de ideal e de profissão!

Foi um prazer escrever, mas agora preciso mentalizar e agir.

SwáSthya!
Ricardo Seriz
Vice-Président de la Fédèration Française de Swásthya Yôga


Nenhum comentário:

Postar um comentário