Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



terça-feira, 23 de setembro de 2008

Respire bem!



A respiração é de suma importância para nossa vida. Repare que conseguimos sobreviver algumas semanas sem nos alimentar, mas, só resistimos breves instantes sem respirar. Apesar desta importância vital, a maioria das pessoas não sabe respirar bem!

Nascemos respirando plenamente, porém, a vida sedentária, as emoções pesadas e o stress do dia-a-dia, fazem-nos perder esta capacidade de trazer mais vida para o nosso corpo. Para reverter este quadro, podemos realizar exercícios de reeducação respiratória, que se incorporados ao nosso dia-a-dia, ganhamos mais qualidade de vida.

Primeiramente, conscientize-se de como você respira, se é pelo abdômen ou pela parte alta dos pulmões... Estima-se que a maior parte da população utiliza apenas o ápice dos pulmões o que corresponde apenas a 10% da nossa capacidade respiratória! Entretanto, respirar de forma correta consiste utilizar toda a plenitude pulmonar, parte baixa, média e superior. Desta forma, inspire expandindo o abdômen, depois afaste as costelas e por último leve o tórax para o alto e ao exalar, esvazie primeiro o ápice dos pulmões, logo em seguida, a parte intercostal e finalmente contraia a barriga. Quem tiver dificuldade no início, pode utilizar a respiração baixa que compreende 60% da totalidade dos pulmões. Consiste em ao inspirar descontrair o abdômen e ao expirar, contraí-lo.

Depois de assimilar a respiração ampla e consciente, podemos explorar outros aspectos mais profundos. A forma pela qual respiramos está diretamente relacionada às emoções e a maneira que interagimos com o mundo ao nosso redor. A respiração ampla e lenta está ligada a estados de felicidade, plenitude e realização pessoal, por outro lado, se é caótica e curta, está correlacionada a estados de tensão e ansiedade. É interessante observar que para modificar estes últimos estados emocionais citados, basta mudar a forma de respirar!

Coloque em prática o que foi visto acima, ganhe mais energia e cultive emoções construtivas. Este é um grande passo para profundas transformações na sua vida.


Rafaella Coelho
www.vivaqualidadedevida.org


Um comentário:

  1. Olá,

    tenho acompanhado com atenção este blog e tenho notado que vocês em alguns momentos têm adotado a prática de reproduzir artigos de outros blogs, dos instrutores participantes no caso.

    Embora essa prática seja saudável do ponto de vista de divulgar boas idéias, a uma primeira vista, por outro lado pode reduzir a visibilidade tanto deste site quanto a dos blogs dos participantes, de maneira contraproducente, indiretamente.

    Explico.

    O Google e outros buscadores (e a maior parte dos acessos vem de buscadores para qualquer site hoje em dia) costumam primar por exibir conteúdo único.

    Ler sobre esse tema aqui: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=br&answer=66359

    Isso significa que conteúdo duplicado pode resultar em que as páginas deste blog - bem como a dos participantes - vão parar em posições mais abaixo nas páginas de resultados de busca. Por fim: menos acessos.

    Minha recomendação é que sejam publicados excertos dos conteúdos originais com permalinks (links para o artigo original e não para o endereço da página inicial) para as páginas de origem. Ou então que sejam produzidos artigos especialmente para o Livre Pensar.

    Enfim, é apenas uma recomendação e uma pequena contribuição que - espero - seja útil, muito embora talvez os editores estejam adotando outras políticas e não se importem com esses detalhes de indexação no Google e quetais. A intenção é apenas ajudar.

    Abraços a todos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir