Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



sábado, 13 de setembro de 2008

Tempo: amigo ou inimigo?



Tempus são aqueles fragmentos quase tácteis e invisíveis aos olhos, os quais escorrem por entre seus dedos quando se está pensando nele.

Pense e responda rápido: O que você possui de mais precioso e simultaneamente é o seu investimento mais rentável?

Ahá! Tudo isso que pensou ou murmurou são importantes também, mas isso só foi conquistado porque você teve um aliado essencial ao seu lado a todo instante: o nunca nascido e jamais derrotado..tempo! Esse mesmo que agora você dedica à leitura deste artigo e que eu usei descaradamente na execução do mesmo.

Todo (ou quase todo) ser humano tem ciência que, seu grande desafio hoje é saber como administrar o próprio tempo, o qual já lhe parece tão escasso nos dias atuais.

O tempo é um meio contínuo e indefinido no qual os acontecimentos parecem suceder-se em momentos irreversíveis. Momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize. Essas são duas definições fornecidas pelo “pai” Aurélio e que utilizo no início das minhas palestras sobre aproveitamento do tempo.

Mas como administrar algo invisível, subjetivo e indefinido e, porque alguns conseguem aproveitá-lo mais e outros menos?

Primeiro é preciso ter ciência da magnitude do tema em questão, de nossa vulnerabilidade em sermos sujeitos a sua passagem impiedosa e lúcida.

Embora simples e batido, um bom planejamento das tarefas diárias é um ótimo começo para se dar bom dia ao sábio tempo. Tenho orientado os instrutores que trabalham em minha escola para que estejam diariamente “brifados” por eles próprios. Quando não fazem isso, ficam parecendo àquelas pessoas que chegam pela manhã ao escritório e começam a revirar papéis, mover os objetos de lugar, abrir gavetas, como que a buscar a limpeza da mente para saber por onde irão começar. Minutos preciosos gastos em vão!

Quando aplicamos planejamento e
estratégia aos nossos sonhos,
eles tornam-se metas.
Joris Marengo

Porém, uma ressalva: caso algo não saia como o planejado ou organizado (e isso ocorre com freqüência, pois nem tudo depende só de você) não entre em desespero e/ou saia chutando tudo pra cima. Recorde-se da flexibilidade de pensamento e ação que você deve levar sempre em sua cartola.

Outra atitude bastante interessante é esvaziar a cabeça no que concerne às atividades que devem ser feitas. Frases do tipo: “não posso esquecer”, “tenho que fazer”, martelando no plano mental, farão com que se esqueça de outras coisas, não deixando a mente livre para novos insights. Portanto, elas devem ser passadas para o papel ou para onde quer que seja, deixando-o livre do carregamento daquilo que já foi pensado.

Recentemente foi feita uma pesquisa que apontou que 90% dos pensamentos que povoam nossa mente ao longo de um dia são os mesmos, que vão e voltam com o passar das horas. Preste atenção em não gastar tempo e energia com assuntos que não sejam inerentes a sua atividade presente. Costumo iniciar minhas aulas dizendo para os alunos deixarem todo e qualquer pensamento alheio à prática, da porta pra fora; até porque com o corpo mental descansado é mais fácil que surja alguma solução para essas eventuais preocupações.

Preocupar-se antes é preocupar-se duas vezes.
Emerson Fittipaldi

O homem que consegue fazer do tempo o seu aliado já percorreu uma longa estrada. Para os atentos, a passagem das estações torna-los-ão sábios para perceber dentre outras coisas que para ser feliz com dinheiro, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dele.

Isso sem citar o irrecuperável tempo que perdemos nos preocupando com situações que nunca irão ocorrer. Cerca de 30% das fantasias (em todas as áreas) que formulamos e devotamos nossas sinapses, jamais irão acontecer!

Por vezes tentamos distorcer o tempo de acordo com nossas necessidades. É aí que entra a pedante ansiedade. Recordo-me dos quadros que pintava aos 18 anos. Com a pressa natural da idade, não tinha paciência para esperar que as tintas secassem totalmente para recomeçar a pintar. Atropelava tudo e os resultados não eram tão bons quanto deveriam ser. Na vida, de uma forma geral, não é diferente. A ansiedade na tomada de alguma decisão pode vir a estragar todo um trabalho. Porque será que o surrado termo timing deriva da mesma raiz etimológica de tempo? Como diria o filósofo espanhol George Santayana: “Difícil é aquilo que pode ser feito imediatamente, impossível é aquilo que demora um pouco mais”.

Já percebeu quanto tempo desperdiçamos em costumes do cotidiano? Ao checar e-mails, muitas vezes nos deparamos com algum assunto que nos chama a atenção, mas que nada tem a ver com o que estávamos fazendo. Voilà! Perdemos o foco e alguns longos minutos, ou horas em alguns casos.

Quem criou o ditado, “quer algo bem feito, peça a uma pessoa ocupada”, parecia ter consciência do valor do tempo, assim como grande parte dos atarefados o tem. Em contrapartida, aqueles que não possuem muitas atribuições no dia-a-dia, dificilmente percebem a jóia que escorre por suas mãos enquanto não se faz, aprecia ou realiza nada.

Organize-se e aproveitará melhor os segundos que se passam. Lembro-me do meu tempo de empresário, quando trabalhava com meus irmãos. Elucidativa era a quantidade do tempo de trabalho de cada um. Muitas vezes, o que trabalhava menos horas, produzia mais! Planejamento, foco e qualidade do tempo.

Note como é curiosa a expressão “ganhar tempo”, visto que não é possível receber mais minutos do que o outro. No entanto, você realmente deixa de desperdiçá-lo, quando o otimiza. Faça coincidir tarefas, afazeres, horários e locais, tornando prático e eficaz cada passo dado por você.

Fique atento também a não se tornar escravo do tempo. Conheço muita gente que se sente culpada quando usa o fluir do tempo para fazer outra coisa que não seja trabalhar. Sentem-se mal em não produzir. Não se esqueça do ócio criativo de DeMasi; usar o tempo para aliviar a cabeça pode ser fundamental para a execução e criação de idéias.

A valia das horas resume-se clara e tragicamente nas pessoas que estão à beira da morte. Invariavelmente dizem que o que mais desejariam naquele momento seriam uns dias a mais. O velho tempo, que talvez tenha sido negligenciado por elas, agora é quase que com clemência, conclamado a comparecer por mais alguns instantes.

Dizem por aí que tempo é dinheiro. Na verdade, o tempo pode ser o que você quiser que ele seja! Ele (o tempo) saberá reconhecer o seu esforço em utilizá-lo da melhor maneira possível. E, lembre-se: só o tempo é capaz de reconhecer um grande trabalho baseado na mais pura ideologia de existência!


Fábio Euksuzian


Um comentário:

  1. Excelente texto e uma delícia colocar em prática o conhecimento transmitido por ele. Quando estamos escolhendo nos tornamos livres e realizadores. A outra opção é não optar e nos fazermos vítimas do que acontece.

    ResponderExcluir