Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Atente-se!




Se for feita uma comparação entre o estilo de vida da sociedade que ocorria há décadas e neste início de século, notaremos uma total mudança de comportamento, principalmente em termos filosóficos. O mundo transformou-se radicalmente em pouco tempo e isso resultou em uma grande mudança de paradigma nas pessoas. Muitas atitudes se tornaram antigas e hoje o que se vê é uma procura incessante por novas formas de relacionamento do indivíduo consigo e com o macrocosmo.

A tecnologia que se desenvolveu com muita força a partir da década de oitenta é a maior responsável pela transformação do mundo. O tempo parece andar com mais velocidade na proporção direta da rapidez com que as informações são recebidas e descartadas. O conceito da informação descartável é o supra-sumo do momento. A informação é conseguida facilmente, usada brevemente e descartada rapidamente. Isso alcançou patamares inimagináveis, com extrema veemência, principalmente na relação entre as pessoas e delas com o mundo.

Paradoxalmente o mundo iniciou a famosa globalização, estreitando barreiras, e por outro lado as pessoas começaram a aumentar seus mundos individuais e, as relações inter-pessoais se resumiram a bate-papos instantâneos pela internet. Assim é o ser humano; quanto mais difícil é conquistar ou ter algo, mais importância se dá a isso e quanto mais fácil, menos. Como hoje o acesso à tecnologia é mais democratizado e mais simples, as pessoas não se atentam à grandiosidade que é o relacionamento entre indivíduos. Como não dispõe de tempo para dedicar-se a todos os compromissos diários, elas preferem mandar um “olá” via bate-papo instantâneo. Não há mais aquela preocupação em encontrar-se pessoalmente e trocar experiências. Alguns adolescentes de hoje namoram on-line, pois para eles é muito mais prático. Quando você se relaciona à distância fica mais simples expressar-se. A falta do contato humano gera pessoas menos preocupadas em lidar com assuntos globais e mais em apontar o nariz para seus próprios problemas.

A partir de experiências pessoais, constatei um detalhe na procura de pessoas interessadas em praticar Yôga, sobretudo na escola onde trabalho; recebemos muitos e-mails de pretendentes a alunos, no entanto, quando convertemos esse e-mail em um atendimento telefônico, o resultado é muito positivo, pois o relacionamento torna-se mais próximo, rápido e eficiente, a pessoa se sente mais confortável e segura em dedicar um momento do seu dia para visitar a escola e iniciar as suas práticas. E o mais curioso é que estas pessoas, mesmo dizendo não ter tempo para nada, ao conhecerem pessoalmente o espaço, passam a encontrar ‘buracos’ em suas agendas. Perceba a importância de vivenciar, estar presente e trocar experiências. São as próprias pessoas que fazem do seu tempo as suas prioridades. Quando dizemos que não temos tempo para algo, estamos dizendo que não estamos interessados e que não o priorizamos naquele momento.

Imagine uma situação na qual você escreve e-mails simultaneamente a conversação com amigos por mensagens instantâneas: onde está colocando sua atenção? No e-mail ou na conversação? Acredito que em nenhum dos dois, pois perde-se mais tempo mudando o foco a todo momento do que prestar atenção em cada situação separadamente.

O Yôga assim nos ensina a ter foco e saber usar o tempo a nosso favor, no entanto, o mais importante é que ele nos ensina a vivenciar cada momento e experiência. Percebe-se a riqueza em cada momento da vida quando se está atento, consciente e presente.
 

 
Tati Marcondes 


Um comentário:

  1. Nossa Tati, é lindo como o Yôga mudou seus paradigmas. Parabéns pela pessoa que você é!
    Beijão, Matheus Tomaso.

    ResponderExcluir