Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ser leitor



 
 
A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros...
A leitura é um espaço, um lugar predileto, uma luz escolhida,
um ritual em que importa até a época do ano.

Luis García Montero

Há muitos livros para ler. Seleccionar um livro, por uma questão de disponibilidade de  tempo de vida, implica deixar de ler outros. Já que cada simples leitura desencadeia uma série de pensamentos e influências no leitor, é importante escolher bem as obras que se vão ler, e más ainda as que serão relidas.

Acostume-se a ler com papel e lapiseira sempre à mão, para registar os fragmentos que mais lhe interessem e as ideias que apareçam. As ideias que possam surgir durante uma leitura, que possam ser disparadas pelas palavras do livro em combinação com os pensamentos do leitor. Por isso desprendem-se da própria leitura no instante em que esta se realiza, e se não se registam no momento, podem se perder na memória até novo aviso.

Há leitores que utilizam esse método; outros vêm ao próprio livro como um caderno de anotações. Muitos exemplares acabam sendo assim livros escritos por várias mãos, com tintas de diferentes cores, em distantes épocas e lugares.

Ao ler, a produção de imagens visuais que se desenvolvem -algo assim como um filme mental que reproduz a leitura - estimula o trabalho cerebral. Este pode limitar-se a recriar o que está recebendo, ou pode disparar uma série de novas associações de pensamentos, transformando-se numa fonte de conhecimentos intelectuais. Por isso, ser leitor é característica de todo escritor.

Aprenda a apreciar a leitura, para logo a poder gerar esse sentimento nos outros.


Anahí Flores
Tradução ao português: Sonia Monteiro.



4 comentários:

  1. querida anahí! isso é realmente assim, por isso gostaria de saber da tua lista de livros preferidos :)
    eu adorei aquele do amyr klink que tu me deste... assim vamos nos identificando e estando próximas até na leitura.
    também gostaria de ler o teu blog ;)
    beijos da sempre amiga,
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Gostei de estar presente de alguma forma neste texto, com o meu contributo lusitano!
    Espero que muitos mais surjam depois deste!
    Muito sucesso para ti, escritora Anahí!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia!
    Sim, vamos fazer mais alguns! Sempre que você esteja afim de traduzir um texto do espanhol para o português... ligue para mim que tenho muuuuuuitos para traducir.
    Beijão!
    Anahí

    ResponderExcluir
  4. Amiguíssima Ale, vc é uma dessas pessoas que a gente sabe que é amiga para sempre, e sou agradecida por saber que vc está presente a pessar de estar-mos tão longe uma da outra, com o grande atlántico no meio... Que bom que gostou do livro do Amyr, ele é demais. Eu não tenho blog... prefiro colaborar nos blogs dos amigos, a ter um meu. Da muito trabalho, e para mim é melhor orientar essa energia a escrever livros! Tem um livro que eu amo, chama-se Ex-Libris, confissões de uma leitora comum. A autora é Anne Fadiman, e fica aqui a recomendação de leitura. Sei que vc irá a gostar. Um beijo para vc desde Buenos Aires, com todo meu carinho... Anahí

    ResponderExcluir