Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

SwáSthya Yôga x Stress



Muitas pessoas têm a idéia de que o Yôga é algo relaxante, para acalmar. Mas se procurarmos esta palavra nos textos antigos hindus, iremos encontrá-la sempre associada a três idéias: força, poder e energia. Uma prova disso é justamente a relação entre Yôga, mais precisamente o SwáSthya Yôga, e o stress. Então como os dois se relacionam? Primeiro, vamos entender o que é stress:

Imagine, há muito tempo atrás, ainda na idade da pedra, um dos nossos queridos antepassados andando em meio a uma floresta. Durante esta caminhada, ele se depara com um tigre, situação de perigo que gera stress. Ocorre então uma série de reações fisiológicas, injeção de adrenalina, aumento dos batimentos cardíacos, etc... que geram uma grande quantidade de energia possibilitando-o a executar ações aparentemente impossíveis, como correr mais rápido que um tigre para fugir dele. Mas gerar essa energia em tão pouco tempo tem o seu preço, o desgaste do corpo. No caso do homem das cavernas, o encontro com o tigre (o stress), era um evento esporádico, o que possibilitava tempo suficiente para ele descansar e se recuperar. Só que isso não ocorre atualmente. Todos os dias nos deparamos com vários "tigres", como excesso de trabalho, projetos atrasados, metas a cumprir e outros, e assim vamos acumulando saltos de energia que vão desgastando o nosso corpo. O acúmulo deste desgaste, ou acúmulo de stress, acaba resultando em dores de cabeça, pressão alta, cansaço, dores, etc...

Uma das etapas do Método DeRose de Yôga, é o ashtánga sádhana, uma prática extremamente completa composta por oito feixes de técnicas que tem como objetivo reforçar a estrutura biológica do praticante promovendo um significativo acréscimo de energia. Ao longo das aulas o aluno vai aumentando, de forma gradativa e assimilável, sua vitalidade e disposição, e quando se depara com uma situação de stress, o desgaste é menor pois o seu nível energético está mais elevado. Assim, conforme o aluno for praticando e elevando o seu nível energético, a quantidade de energia gerada para suportar o stress será cada vez menor, necessitando de menos descanso. Então, como o SwáSthya Yôga atua no stress? Acalmando? Não, pelo contrário, energizando.


Marcelo Hirota



Um comentário:

  1. Muito interessante, estou a procura de maiores informações sobre yôga e seu texto ajuda bastante!

    ResponderExcluir