Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Saber incentivar



Fotógrafo: Leonardo Crescenti
Saber incentivar

Depois de visitar várias escolas do Brasil, baseando-me na minha própria prática e no que ia observando, em colegas e alunos, escrevi algumas páginas sobre as coreografias de SwáSthya. Estávamos em 1999 e tudo o que tinha escrito sobre essa técnica do Yôga era… três páginas! Posteriormente, num encontro com DeRose, na cidade de Porto Alegre, tomei coragem e entreguei-lhe uma cópia dessas três páginas. No dia seguinte, ele devolveu-mas com algumas anotações. Sugeriu-me que escrevesse em espanhol, a minha língua natal (aquelas três folhinhas pretendiam estar em português. Contudo, fiquei a saber, naquele momento, que estavam em portunhol). Sugeriu, também, que continuasse a escrever para publicar, proximamente, um livro.

Três anos depois, graças, em grande parte, a esse impulso inicial que eu chamaria kripá (toque que transmite força), foi editada a primeira versão de Coreografias, que de três folhas de papel tinha aumentado para 158 páginas.


Coisas que acontecem

Estávamos no escritório do DeRose, no prédio da Sede Central, a concluir a revisão da primeira versão em português, do livro Coreografias, quando comentei com ele que o título do livro em espanhol não me satisfazia e que, para a versão em português, tinha pensado num mais simples e directo. Em seguida, verbalizei-lhe o novo título. Sem pronunciar uma palavra, DeRose foi até ao seu PC, procurou um documento e mostrou-me um texto que tinha escrito nesses dias (um capítulo para um dos seus livros). No texto, recomendava ao leitor que lesse o meu livro. E o livro… aparecia com o nome que eu tinha anunciado, minutos atrás, como se fosse uma novidade.
Anahí Flores


Nenhum comentário:

Postar um comentário