Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Prazer e atenção



 
Tudo o que fazemos com mais consciência torna-se mais prazeroso.

Tudo o que realizamos em atitude de atenção, simplesmente, pela vivência mais intensa dos momentos, torna-se mais agradável também.

Isso em todas as áreas, irrestritamente.

Perceba que é diferente, por exemplo:
  • ouvir música e contemplar música. Apreciar uma música é um exercício de consciência, atenção, emoção e sensibilidade. Ouvir música, não: isso pode ser inclusive apenas mais dispersão.
  • jogar conversa fora e conversar mesmo, sem contar o tempo no relógio, por horas a fio desfrutando de uma boa companhia…

Reconheço que nem sempre se tem tempo disponível para parar tudo e ouvir detidamente uma música.

Sei que não é possível, para muitos, deixar o trabalho de lado e ouvir um colega.

Sei que às vezes parece não haver tempo nem para fechar os olhos e respirar, prolongadamente, deliciosamente, desfrutando a sensação do ar preenchendo os pulmões como se nada mais importasse… como se nada mais existisse.

É visível que a rotina da maioria das pessoas hoje não inclui um tempo diário de lazer descompromissado.

Mas, mesmo assim, digo que é possível reaprender a sentir.

Digo que é possível,ainda hoje, aprender a desfrutar mais dos momentos, cada um deles. Que isso é possível mesmo sem tirar um tempo exclusivo para esse fim.

Para viver mais intensamente, para sentir mais prazer todos os dias, basta uma mudança de atitude. Basta querer usufruir melhor do tempo que se tem.

Basta querer colocar mais atenção em tudo o que se faz.

Basta fazer isso de forma ativa, como uma atitude de respeito a nós mesmos e ao tempo precioso de vida que temos.

"Comecemos fazendo aquilo de que mais gostamos com mais atenção, carinho e sensibilidade, provando um sorvete atento para todos os sabores, para a textura, para as diferenças de temperatura. E terminemos ficando plenamente mais atentos ao universo infinito em belezas, riquezas e alegrias que existe a nossa volta." (Ferramentas-Livre Pensar do Yôga)

É só começar a prestar a atenção nas coisas que já fazemos, e procurar fazê-las melhor e com menos stress.

Depois podemos escolher alguns momentos do dia para valorizar, um que seja por dia para gerar prazer.

Por exemplo, ao invés de, rotineiramente, ir almoçar no mesmo lugar, com as mesmas pessoas, vá almoçar sozinho escolhendo realmente a comida que queira ingerir e fazendo-o lentamente, desfrutando mesmo a refeição.

Ao invés de andar apressadamente, levante um pouco mais cedo e preste atenção no caminho, perceba a luminosidade do dia que começa, perceba o céu, ele não estará igual nunca mais.

No trânsito escolha uma música, uma só…aquela que mexe com as suas emoções, aquela que faz lembrar quem você realmente é, lembrar daquilo que importa para você… ouça-a muitas vezes.

Sem tirar tempo nenhum do que já fazia, procure fazer melhor.

Use a rotina a seu favor, torne-a sua.

Na realidade, lembre-se que ela sempre o foi.

Perceba-a melhor, desfrute mais do que já tem em suas mãos e, a partir disso, quem sabe, pense em modificá-la…

Talvez alterá-la, no futuro, cause muito mais prazer …

Julia Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário