Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quinta-feira, 15 de abril de 2010

Intercâmbio de paradigmas




Quando nos rodeamos de gente que pratica Yôga, estamos com pessoas que querem se autoconhecer e tomar consciência dos paradigmas que as influenciam, alterando esses moldes se assim o desejarem. São gente que, ao optar por esta filosofia de vida, estão a concordar implicitamente que querem ser pessoas melhores, mais civilizadas, pulidas e lúcidas.

Sabemos que cada ser humano está cheio de paradigmas em relação a tudo que rodeia a sua vida. Os paradigmas são moldes mentais, formas de pensamento que influenciam directamente o modo de ver o mundo. Não é possível viver sem paradigmas, mas é possível descondicionar-se daqueles que não concordem com os objectivos da própria vida e também os que apenas existem por costume ou herança cultural, para gerar, na mudança, um condicionamento consciente, com paradigmas escolhidos, assumidos por opção.

A reprogramação de paradigmas é um exercício salutar que altera as estruturas mentais, tornando-as mais maleáveis e flexíveis. Ajuda, entre outras coisas, a ver o mundo para além da realidade quotidiana de cada um e a não se assumir como dono da verdade, uma vez que verdades existem muitas.

Tradução: Sonia Monteiro


Saludos,

Anahí Flores
http://lalectoraenlaciudad.blogspot.com/
http://anahiflores.org


3 comentários:

  1. Adorei o texto sobre reprogramação de paradigmas e a foto que ilustra. Um beijão para a autora Anahí e tradutora Soninha!

    ResponderExcluir
  2. obrigada querido ale!
    beijinhos da
    anahí

    ResponderExcluir