Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Lindos Balões



Certa vez li essa frase no livro Sútras - Máximas de lucidez, do escritor DeRose, não me recordo se era exatamente assim, mas era quase isso: “Algumas pessoas que conheço são como lindos balões, belos por fora e dentro cheios de ar.

O que nos faz refletir sobre o conceito de beleza física em contraposição a beleza interior. Ambos são conceitos abstratos. O conceito de beleza física sofre influência de diversos fatores: a época, o ambientes, os padrões culturais e sociais. Por isso o que é belo para mim, pode não ser para você, é uma experiência pessoal.

Sabemos, que se tudo correr bem, um dia vamos todos envelhecer e quando o frescor da juventude se for, restará: inteligência, perspicácia, habilidade em se relacionar, em se comunicar.

Vejo a vida como um somatório de experiências e das interpretações que fazemos delas, que podem ser belas ou não. Bisturis e tratamentos de beleza, podem até mudar a sua forma, mas não mudam as experiências vividas, nem o seu conteúdo, a sua beleza interior.

Concordo com Vinícius de Moraes, que beleza é fundamental, mas para mim, ser belo é ser estético, elegante, culto, polido, ter boas maneiras. O que independe da idade ou quantidade de rugas que se tem.

A hiper-valorização da forma em prol do conteúdo massifica as pessoas, igualando-as não só em forma mas também em conduta. E assim vivemos cercados lindos balões, todos iguais. Pode haver algo mais amorfo e sem graça do que um mundo sem diversidade, sem riqueza cultural, sem arte, sem beleza?

Fernanda Rengel

Instrutora do Método DeRose

www.fernandarengel.blogspot.com



2 comentários:

  1. E, só para acrescentar, temos exemplos como o Sean Connery, que incrivelmente melhora a sua beleza física estética com o tempo...

    ResponderExcluir