Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



sexta-feira, 11 de junho de 2010

OS LIMITES DA SABEDORIA



Antes de iniciarmos essa reflexão vamos esclarecer alguns pontos. Há grandes diferenças entre o que o Ocidente e o outro lado do mundo entende por sabedoria. Do lado de cá, a sabedoria está normalmente atrelada à capacidade de associações, ao movimento mental e a algo estritamente especulativo. Desde o jardim de infância nos ensinam que devemos sempre pensar, refletir e que isso é realmente essencial. Entretanto, esta atitude que nos foi imposta pode tornar-se limitadora à percepção mais profunda do mundo. Se pensarmos em termos de inteligiencia emocional, a satisfação dos desejos também é limitante e muitas vezes têm um grande fundo de condicionamento. Cito o escritor brasileiro, DeRose “há duas formas de comprovarmos a inutilidade dos prazeres: a primeira é renunciando a eles; a segunda, gozando-os.” A satisfação dos sentidos realmente traz uma realização, mas passageira e que termina assim que as sensações reduzem sua intensidade. Se nos detivermos nisto estaremos eternamente correndo atrás de algo que venha de fora para dentro e não chegaremos ao ponto de gerarmos a felicidade como um estado de consciência, algo que independa das situações externas. Esse tipo de sensação é um estado de inabalável bem-estar.

Para os orientais o único conhecimento que interessa é aquele que nos proporcione autoconhecimento. Para eles, o que importa de conhecimento é aquilo que nos conduza à felicidade permanente e à descoberta daquilo que realmente somos.

Para continuar sua leitura, clique no link abaixo.
Assim Falou De Nardi.




2 comentários:

  1. Ontem foi o dia do escritor (na Argentina) e hoje é o dia do blogger, por ambos motivos, feliz dia para você!

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel,

    Sou instrutor em Fortaleza e apreciador contumaz de bons textos que naveguem por Nossa Cultura.

    Gosto muito dos teus textos e de outros autores que contribuem com este blog e gostaria de oferecer também minhas contribuições a esta empreitada :) Como poderia fazer isso?

    De toda maneira, aqui vai o meu blog, caso queira dar uma conferida nos textos:
    http://romulojusta.blogspot.com/

    Abraços,amigo.

    ResponderExcluir