Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Priorizar é preciso, viver não é preciso!






Você já deve ter visto, quanta gente (inclusive nós) luta quase que diariamente para seguir sua rotina de atividades de forma disciplinada. Aliar trabalho, lazer, família, amigos, atividades sociais... Escolhemos o que fazer do nosso dia, semana, mês e ano, mas nem sempre conseguimos concretizar aquilo que projetamos. E isso gera uma frustração que resulta em desânimo!

Muita gente se inscreve pra fazer Yôga, mas desconhece que Yôga não é natação, não é musculação, não é Pilates, não é uma atividade física (mesmo que para alguns siga sendo). Quando percebem que para ascender tecnicamente é necessário empenho e dedicação... Acabam por priorizar seu trabalho, sua família, seus estudos. Não estou dizendo que você deve deixar tudo de lado e dedicar-se apenas aquilo que você gosta, é obvio que não! Mas se pudéssemos unir, integrar tudo isso com a disciplina prática, não há dúvida de que nosso dia, mês e ano seriam mais produtivos. Não é a toa que Yôga significa: UNIÃO.

Mas é impressionante como uma simples mudança de foco em um aspecto nos faz desorientar todo o restante. Ficamos sempre "empurrando com a barriga" à pensar que daqui a pouco tudo vai se acalmar e vamos enfim conseguir nos organizar. Sinto muito... Mas isso não vai acontecer! Tenho alunos que são profissionais requisitadíssimos, que necessitam ler mil e duzentos livros e artigos, presenciar duas mil e duzentas reuniões e compromissos, participam de oitocentas e nove atividades sociais, e nem por isso deixam de lado suas práticas. Pelo contrário, entendem que justo nesse momento É VITAL seguir sua rotina prática, caso contrário entram no ciclo de tentar-perder-desistir-desanimar-tentar-perder-desistir-desanimar... Ou seja, priorizam e não abrem mão disso.

Hoje, para cada 10 praticantes que iniciam, há outros 10 que desistem!

Desmotivação, desinteresse, falta de informação, indisciplina, falta de persistência, de identificação... Enfim, sempre há um motivo para parar e ele deve ser respeitado.

Esse ciclo só se modifica quando o simples desejo de dormir melhor e ter um corpinho sarado, se transforma em algo maior.

Praticar disciplinadamente pode ser um desafio para muitos e um calvário para outros.

Disciplina NÃO é abrir mão de outras coisas para ater-se a uma rotina, e sim integrar tudo de uma forma organizada e PRIORITÁRIA.

Mesmo por que, até para dormir melhor e ter um corpinho sarado é preciso disciplina, imagine então para meditar e se autoconhecer de verdade!


Instr. Sandro Nowacki
Diretor da Unidade Bela Vista
Instrutor do Método DeRose


2 comentários:

  1. Concordo completamente com as suas palavras, Sandro.
    E me sinto identificada, as vezes, com esse "empurrar com a barriga"...
    Um beijo da
    Anahí
    Buenos Aires

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Sandro!
    Obrigado pela partilha.

    ResponderExcluir