Este blog foi montado com o intuito de retratar experiências de professores de SwáSthya Yôga que dedicam suas vidas a praticar, ensinar e difundir esta fantástica filosofia de vida.



quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sobre como dormir







Tal como não é aconselhado comer antes de praticar Yôga, tampouco é aconselhável fazê-lo antes de ir dormir. Tanto o acto de dormir como a prática de um relaxamento podem parecer mais passivos para um observador externo; até seria lógico pensar que são óptimos momentos para fazer a digestão. Nada mais errado. O corpo não está tão passivo como parece. Tal como um ásana é uma técnica corporal na qual se permanece sem movimento algum mas não é passiva, o relaxamento ou o simples e quotidiano acto de dormir são dois estados nos quais se produz uma intensa actividade interna, que apenas se compreende quando se a vive com consciência.

No início, tanto ao dormir quanto ao praticar yôganidrá (nome dado à técnica de descontracção), o corpo está recarregando as baterias que desgastou no desenvolvimento de outras actividades. Quanto mais o ocupamos, menos baterias poderá recarregar. Se vamos dormir com o estômago carregado de comida, com o corpo cheio de tensões musculares ou a cabeça saturada de pensamentos e emoções, o nosso piloto automático vai encarregar-se primeiro de tentar digerir todo esse excesso, e depois irá disponibilizar-se para revitalizar. É por isso que na maioria das vezes não se alcança com o sono: faz falta estar predisposto a descansar e deixar tudo o resto de lado. Algo como uma prévia limpeza.

Na prática para iniciantes, o corpo energético é purificado (através dos mantras) antes de o trabalhar (com os pránáyámas). Limpa-se o corpo físico (com kriyás) antes de o treinar (com ásanas). Seguindo o mesmo raciocínio, antes de dormir pode realizar-se uma limpeza geral. No corpo físico denso: evite a sobrecarga, comendo frugalmente, e descontraia parte por parte ao deitar-se; o corpo emocional: deixe de lado qualquer emoção que perturbe esse plano; no mental: não caia no erro de se dispersar pensando em tudo o que terá que realizar no dia seguinte. Assim preparado, poderá aproveitar melhor as horas de sono.
Facilite as tarefas do seu corpo. Deixe-o recuperar-se. Quando não se dorme bem, o estado de mau humor influencia-nos. É como se a casa onde temos de passar o dia inteiro estivesse totalmente desordenada e suja, e não pudéssemos encontrar os objectos que necessitamos nem um sítio livre para nos sentarmos. E o pior: durante esse dia, sentimo-nos incapazes de acomodar e limpar essa casa, da qual não há como sair.

Tradução: Sonia Monteiro
Foto: Anahí Flores


Nenhum comentário:

Postar um comentário